Como Investir Dinheiro
Home » Fundos Imobiliários » O Que São Fundos Imobiliários ?

O Que São Fundos Imobiliários ?

21 de outubro de 2019 - 78 views O Que São Fundos Imobiliários ?

Você já ouviu falar sobre fundos imobiliários? Já parou para pesquisar e entender melhor sobre o assunto? Se você deseja entender de uma vez por todas a respeito desta modalidade de investimentos, você está no lugar certo! Acompanhe este artigo até o final e não tenha mais dúvidas sobre os fundos imobiliários.

Conhecendo novas formas de se investir

Com a disseminação e rápida expansão tecnológica dos últimos anos, o desenvolvimento de aplicativos e o crescimento da modalidade de ensino a distância, as pessoas passaram a ter maior facilidade de acesso à informação.

Através do conhecimento uma fatia maior da população brasileira passou a entender que a sua principal fonte de aplicação financeira até então, não era tão relevante, ou seja não trazia os benefícios esperados.

Com a redução da taxa SELIC e mudanças nas políticas remuneratórias, a poupança perdeu ainda mais a sua rentabilidade. Hoje, muitos economistas nem consideram a poupança como um método de investimento.

Com o acesso à informação, as pessoas começaram a conhecer e explorar outros tipos de investimentos, mais atrativos e rentáveis.

Até algum tempo atrás acreditava-se que aplicações e investimentos fora da tradicional caderneta de poupança era apenas para pessoas com alto poder aquisitivo. Hoje se descobriu que não é bem assim que o processo funciona e que é possível alcançar a estabilidade financeira, sem se submeter a elevados riscos, mas apenas entendendo melhor o mercado financeiro e as suas opções de investimento.

Desvendando os Fundos Imobiliários

Os fundos de investimento imobiliário ou FIIs, foram criados no Brasil no ano de 1993 com a entrada em vigor da lei 8.668. Porém somente nos últimos anos que tem se popularizado e ganhado notoriedade.

Em economias, mais desenvolvidas como a dos Estados Unidos, os fundos de investimento imobiliários, já existem desde os anos 60.

Mas, afinal o que são fundos imobiliários? de forma resumida, os fundos imobiliários possibilitam ao investidor a aplicação de recursos em imóveis de alto padrão alugados para grandes empresas.

Os fundos são administrados por profissionais e instituições do mercado financeiro e visam a captação de recursos voltados para a aquisição e comercialização de empreendimentos imobiliários como pontos comerciais, edifícios e shopping centers.

Estes imóveis tendem a gerar retorno financeiro, como por exemplo através das receitas de aluguel, estes recebimentos geram a rentabilidade que é distribuída proporcionalmente aos seus investidores.

Os fundos de investimento pagam semestralmente e de forma obrigatória 95% do lucro líquido obtido e costumam ainda a realizar o pagamento mensal de dividendos, gerando assim uma excelente fonte de renda extra ao investidor.

Nos casos de valorização dos fundos, caso seja do interesse do investidor, é possível lucrar com a comercialização das cotas.

Para efeitos de ilustração, podemos comparar o investidor em fundos imobiliários com o proprietário de imóveis comerciais, porém com a excelente vantagem de não precisar se preocupar com a parte burocrática do negócio que vai desde o anúncio do imóvel disponível, até a realização dos contratos, atividades de manutenção, pagamento de taxas e despesas, além da cobrança aos inquilinos e inadimplentes.

Os Fundos Imobiliários são Seguros?

Muitas pessoas possuem receio em se aventurar por novas formas de investimento. Esta espécie de medo é natural, é uma defesa humana contra o novo e o desconhecido até então. Porém através do conhecimento isso pode ser superado de forma simples.

Os fundos imobiliários são administrados por instituições financeiras autorizadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, que é a entidade responsável por administrar e regular o mercado de investimentos no Brasil.

Estas instituições precisam passar por uma série de requisitos e exigências, antes de receber o aval da CVM, além disso precisam prestar periodicamente informações a respeito dos fundos como balanços e relatórios que precisam ser auditados por empresas independentes. Tudo isso com o objetivo de garantir a segurança dos cotistas e a maior transparência possível dos fundos.

O administrador é apenas o responsável pela manutenção e operação do fundo imobiliário, porém todo o patrimônio pertence aos investidores, sendo o administrador apenas remunerado através de um percentual pré-definido. Desta forma, mesmo que o administrador entre em processo de falência os cotistas estão seguros, pois será necessário apenas a escolha de uma nova instituição para a administração.

Como Investir em Fundos Imobiliários?

Como Investir em Fundos Imobiliários - Comoinvestirdinheiro.com

Os fundos de investimento imobiliários são negociados na Bolsa de Valores, também conhecida como B3.

O processo de aquisição das cotas é bem simples. O primeiro passo é a inscrição do investidor em uma das corretoras de investimento disponíveis no mercado e credenciadas para operar com FIIs na B3.

Após a escolha por uma corretora será possível negociar FIIs de forma fácil. Ao comprar uma cota será debitado de sua conta na corretora o valor previamente determinado, porém somente após 3 dias úteis. Pois, este é o tempo necessário para a conclusão da ordem de compra e o recebimento das cotas em sua carteira de investimentos.

Qual o Valor Necessário Para se Investir em Fundos Imobiliários?

Quanto aos valores você não precisa se preocupar, pois a maior parte dos fundos imobiliários são negociados em valores próximos a R$ 100,00 por cota. Esta é uma excelente notícia para quem ainda conhece pouco sobre os fundos, mas tem o desejo de começar a investir neles.

Com cotas a preços acessíveis o investidor pode começar devagar e aos poucos ir aumentando os seus aportes. Claro, à medida que for conhecendo mais do mercado e ganhando assim maior segurança para realizar as operações.

Quais os Custos para se Investir nos FIIs?

Taxa de Corretagem

Para se investir nos fundos imobiliários você precisa está atento a taxa de corretagem cobrada. Em geral estas taxas são cobradas por um valor fixo ou percentual da transação realizada, porém atualmente já existem corretoras que prometem taxa zero para este tipo de operação.

Emolumentos Cobrados pela B3

Além da taxa de corretagem são cobrados emolumentos de 0,035% por parte da B3 que é a administradora da bolsa de valores.

Administrador

Como falamos anteriormente, todo o fundo imobiliário precisa possuir um administrador, sendo ele o responsável pelo gerenciamento das cotas e o acompanhamento do mercado.

Para a gestão do fundo o administrador cobrará uma taxa de administração pré-fixada.

Imposto de Renda

O imposto de renda é isento para pessoas físicas que participem de fundos de investimentos imobiliários com até 50 cotistas, desde que este cotista detenha até o limite de 10% do valor total do fundo.

Porém em relação a venda de cotas do fundo será aplicado o percentual de 20% relativo ao imposto de renda sobre o ganho de capital, se houver.

Quais as Vantagens de investir em Fundos Imobiliários?

  • Possibilidade de começar com pouco capital, em torno de R$ 100,00.
  • O cotista fica livre de burocracias relacionadas a confecção e efetivação de contratos de aluguel,taxas, impostos e manutenção sobre os imóveis.
  • Maior rentabilidade se comparado a outros métodos de investimento como a Poupança.
  • Recebimento mensal isentos de Imposto de Renda.
  • Possibilidade de receber pelo ganho de capital devido a valorização dos ativos que compõem o fundo de investimentos.
  • Alta liquidez, os fundos imobiliários podem ser facilmente comercializados através do Home Broker, até mesmo através de aplicativos de celular.
  • Mais uma opção para diversificar a sua carteira de investimentos.
  • Gestão da carteira realizada por profissionais capacitados e com experiência de mercado, sendo ideal para investidores iniciantes e que tenham dúvidas na tomada de decisões.
  • Ideal para investidores conservadores, pois a sua volatilidade é controlada.

Quais os Tipos de Fundos de Investimento Imobiliário?

Quais os Tipos de Fundos de Investimento Imobiliário - Comoinvestirdinheiro.com

Existem no mercado uma grande variedade de fundos de investimentos, cada um deles possuem estratégias e ativos diferentes. Para facilitar a sua distinção existem algumas classificações, sendo a primeira delas a diferenciação entre os chamados fundos de tijolo e os fundos de papel.

Fundos de Tijolo e Fundos de Papel

Os fundos de tijolo são aqueles voltados para o investimento na aquisição, construção e aluguel de imóveis comerciais. Já os fundos de papel são destinados ao investimento em títulos financeiros vinculados ao mercado imobiliário como as LCI e as RCI.

Existem ainda diversas outras classificações para os fundos imobiliários, porém o detalhamento de cada uma delas será alvo de um artigo específico.

Como Escolher o Fundo de Investimento Imobiliário?

Como Escolher o Fundo de Investimento Imobiliário - Comoinvestirdinheiro.com

Como todo o investimento não é possível determinar qual é o melhor fundo de investimento. O importante e o que deve ser observado são itens como a rentabilidade do fundo, a qualidade dos imóveis que fazem parte do fundo e também a sua localização.

Busque também informações a respeito do administrador do fundo, pois ele será o responsável pelas tomadas de decisões, opte então por administradoras experientes e bem conceituados no mercado.

Lembre-se de diversificar a sua carteira e não investir toda as suas disponibilidades em um único fundo ou investimento.

Para auxiliar os possíveis compradores das cotas, os fundos divulgam informações que auxiliam na tomada de decisões, como relatórios e dados a respeito do fundo e fotos dos imóveis.

Acredito que com a leitura deste artigo, você tenha tirado boa parte de suas dúvidas a respeito dos fundos de investimento imobiliários. Continue acompanhando as nossas publicações e continue por dentro de informações valiosas a respeito do mercado de investimentos.

 

Veja também:  Quais os Tipos de Fundos Imobiliários?

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro