Como Investir Dinheiro
Home » Tesouro Direto » Qual Tesouro Direto Rende Mais ?

Qual Tesouro Direto Rende Mais ?

24 de outubro de 2019 - 95 views Qual Tesouro Direto Rende Mais ?

Qual Tesouro Direto Rende Mais ? Escolha o Melhor Título Para Investir!

Escolher adequadamente o tipo de título do Tesouro Direto te ajuda a aumentar a rentabilidade do seu investimento. Mas qual Tesouro Direto rende mais?
Essa resposta sempre depende do seu perfil de investimentos. Portanto, se você quer investir melhor, nós temos dicas!

Entenda seu Perfil de Investimentos para saber Qual Tesouro Direto Rende Mais!

O primeiro passo para saber qual será o título do Tesouro Direto que irá render mais na sua carteira é entendendo seu perfil de investidor.

Quando você não conhece seu perfil, pode escolher um título que combina mais com ele. E além do perfil, é preciso conhecer seus objetivos pessoais.

Se você quer ganhos de curto prazo, deverá escolher um tipo de título. Já as pessoas que desejam investir no longo prazo devem optar por outro tipo.

E isso influencia diretamente no rendimento. Portanto, a resposta para a dúvida sobre qual tesouro direto rende mais é sempre “depende”.

Quando o Tesouro Selic é Melhor? 

Quando-o-Tesouro-Selic-é-Melhor

Comprar títulos do Tesouro Selic é indicado para quem precisa de alta liquidez. Esse tipo de título possui baixa volatilidade, o que evita perdas no caso da venda antes do prazo do vencimento do título.

O que torna o Tesouro Selic o título mais indicado para quem não sabe quando precisará do dinheiro.

Outro fator interessante é que segundo o relatório da XP Investimentos, esse título rendeu 32% líquidos a mais que a poupança. E por ser um investimento seguro, ele é ótimo para quem deseja fazer uma reserva de emergência.

Ou até mesmo para quem está juntando dinheiro sem um objetivo específico ou para um objetivo de curto prazo. Podendo realizar a venda do título a qualquer momento sem registrar prejuízo.

Caso seja possível, manter o título até o vencimento é sempre a opção mais interessante. De modo que seu dinheiro renda mais durante a aplicação.

Tesouro IPCA+ é Para que Perfil?

É o mais indicado para quem deseja rentabilidade real, ou seja, crescimento do dinheiro acima da inflação.

Este é um título híbrido e por isso, você não saberá exatamente quanto seu dinheiro vai render no ato da compra. No entanto, sempre pode ter a certeza de que ele vai render mais que a inflação.

Por isso, é o título mais interessante para quem está investindo no médio e longo prazo. Se você quer juntar dinheiro e investir para metas grandes, esse é o título do Tesouro Direto mais indicado.

Uma vez que seu dinheiro irá render acima da inflação. Por isso, é um título que proporciona aumento do poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo.

O que é benéfico para quem deseja realizar grandes compras, como a da casa própria, um carro ou qualquer outro investimento de maior porte.

Além disso, o Tesouro IPCA+ também é um bom investimento para quem deseja juntar dinheiro para se aposentar.

Por proteger seu dinheiro do efeito da inflação, este é um investimento de longo prazo que é interessante para essa finalidade.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Nesse tipo de título o ganho é real tal qual o Tesouro IPCA+, no entanto, o pagamento dos juros é de feito semestralmente. Diferentemente do que ocorre no Tesouro IPCA+ que os juros são pagos acumulados no vencimento ou venda do título.

O pagamento de juros semestrais não torna o título necessariamente mais rentável que o Tesouro IPCA+.

No entanto, é uma boa alternativa de título rentável para quem deseja ter uma complementação de renda. Aposentados costumam optar por esse tipo de investimento.

Dessa forma é possível receber uma quantia extra de dinheiro duas vezes ao ano. O que serve para complementar sua renda com ganhos reais acima da inflação.

Caso não exista a real necessidade desse recebimento semestral, pode-se optar pelo recebimento acumulado sem nenhum prejuízo a lucratividade do título. É o caso de quem deseja investir para se aposentar, por exemplo, que pode optar pelo Tesouro IPCA+ sem o rendimento semestral.

Tesouro Prefixado

Esse é o título ideal para quem está procurando rentabilidade fixa, totalmente livre de riscos. Ao comprar esse título sua rentabilidade será informada. O que tende a ser positivo para quem tem planos com os juros que vai receber.

Se você quer por exemplo investir para comprar uma viagem no vencimento do título, esse é o investimento ideal.

O Tesouro Prefixado deve ser evitado em casos que o investidor não sabe quando vai precisar do dinheiro.

Nesse tipo de situação o investidor deve optar pela Selic que será mais rentável. Tendo em vista que a venda do Tesouro Prefixado antes do prazo pode acarretar em perdas financeiras.

Portanto, o ideal é só optar por esse título quando ele couber no seu planejamento financeiro. Mesmo que ele esteja apresentando maior rentabilidade que o Tesouro Selic, se a ideia é vender antes do prazo existe a chance de perda.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

Outra alternativa para quem não sabe quando precisará de dinheiro é optar pelo Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

Ao comprar esse título você saberá qual será o seu recebimento a cada semestre, portanto, é possível se planejar com esse dinheiro.

Evitando a necessidade da venda antecipada do título que é algo que pode gerar perdas nesse tipo de aplicação.

Sempre que houver a mínima suspeita de que pode existir uma venda antecipada, é melhor recorrer ao Tesouro Selic.

Dessa forma é possível evitar o risco de perda e fazer seu dinheiro render. Mesmo que os demais títulos estejam apresentando inicialmente uma margem minimamente mais lucrativa.

Rendimento Sempre Depende da sua Carteira

Qual-Tesouro-Direto-Rende-Mais-como-investir-dinheiro

Uma dica muito eficiente para aumentar sua rentabilidade é comprar mais de um título. Porque diversificar os investimentos te ajuda a aproveitar diferentes tipos de oportunidades.

Dessa forma, é possível manter os títulos mais rentáveis e vender somente aqueles que não te causarão prejuízos pela venda.

Portanto, a busca por um rendimento mais interessante deve sempre te direcionar à diversificação. Caso a quantia a ser investida seja pequena, opte inicialmente por um título que mais combine com seus objetivos pessoais do momento.

O que vai te ajudar a manter esse investimento pelo tempo necessário.  

A Resposta para a dúvida sobre qual tesouro direto rende mais é sempre “depende”.

 

Veja também: Como Investir no Tesouro Direto?

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro