Como Investir Dinheiro
Home » Tesouro Direto » Quais os Tipos de Tesouro Direto?

Quais os Tipos de Tesouro Direto?

23 de outubro de 2019 - 61 views Quais os Tipos de Tesouro Direto?
Está aprendendo a investir no Tesouro Direto para fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor? Então é preciso aprender quais são os Tipos de Tesouro Direto existentes no mercado.

Dessa forma, você vai poder escolher aquele que mais combina com o seu perfil de investimento para que o seu dinheiro possa render mais.

Quais os Tipos de Tesouro Direto

Tipos de Tesouro Direto

Quais os Tipos de Tesouro Direto - Como investir dinheiro

O Tesouro Direto é um título emitido pelo Governo para captar recursos. Mas não existe somente um tipo de Tesouro Direto, na verdade atualmente são emitidos 3 tipos.

Quando você sabe a diferença entre cada um deles, passa a poder escolher com mais segurança. Afinal, sabendo exatamente no que você está investindo, seu dinheiro tende a render mais.

Uma vez que será possível se planejar para manter o título a longo prazo. Tendo em vista que quanto mais tempo seu dinheiro passa investido, maior é o rendimento.

1. Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado pode ser de dois tipos: meramente Tesouro Prefixado ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

No caso desse tipo de Tesouro, existe uma taxa fica que você irá receber no vencimento do título. Por isso mesmo que o nome é “prefixado”, todo investimento prefixado é aquele que você sabe quanto irá receber no futuro, assim que compra o título.

Quando esse tipo de título é comprado, ele te ajuda a atingir sua meta pessoal. Porque no caso você saberá quanto vai ter na data final do título.

Por isso, que se você quer por exemplo comprar um carro daqui 3 anos, investir nesse tipo de tesouro é uma saída interessante. Tendo em vista que o dinheiro vai trabalhar a seu favor e você sabe exatamente quanto terá daqui três anos para realizar seu objetivo.

Portanto, o tesouro prefixado é uma alternativa interessante para o investidor mais conservador. Mas existe uma diferença entre os dois tipos de tesouro prefixado existentes.

1. Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

O Tesouro Prefixado irá te pagar seu dinheiro acrescido de juros somente na data de resgate do investimento. Em contrapartida, o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais te paga seus rendimentos a cada 6 meses.

Qual será o melhor para sua carteira? Aquele que te ofertar maior rentabilidade dentro do seu perfil de investimento. Nesse caso, observe se você realmente precisa de dinheiro a cada 6 meses.

No caso do pagamento semestral, um inconveniente tende a ser o pagamento de Imposto de Renda sobre o rendimento. Uma vez que a alíquota do imposto é regressiva começando em 22,5% e regredindo até 15% para investimentos mantidos por 2 anos.

2. Tesouro IPCA

Quando você opta pelo Tesouro Atrelado à Inflação que é o caso do Tesouro IPCA você está escolhendo um título classificado como híbrido. Nesse caso, quer dizer que você terá um título com rendimento prefixado + rendimento variável.

A parte variável do rendimento está justamente relacionada ao fator do investimento ser atrelado à inflação.

Por exemplo: um título com rendimento de 5,0% + IPCA irá render fixamente 5% ao ano, mais as variações referentes ao IPCA.

3. Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Essa questão dos juros semestrais funciona exatamente como no Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

O valor do seu rendimento será pago a cada semestre de modo que você já possa reinvestir esse dinheiro ou usufruir da melhor maneira.

Algo interessante sobre o Tesouro IPCA é que em ambos os títulos o rendimento é superior à inflação, o que protege seu dinheiro da desvalorização. Portanto, é uma boa forma de investir a médio e longo prazo.

Dessa forma, você protege seu dinheiro de eventuais perdas e garante bons resultados a longo prazo.

4. Tesouro Selic

Primeiramente é preciso entender o que é a Taxa Selic. Esta é a taxa básica da economia brasileira.

Quando um Tesouro está indexado à Selic, podemos dizer que é como se ele rendesse 100% do CDI. E chamamos esse título de Tesouro Selic.

Por ser uma taxa com baixa volatilidade, a tendência é que você não perca dinheiro caso precise realizar o resgate antecipado do seu investimento.

Principalmente por essas características, o Tesouro Selic é o investimento mais indicado para compor todas as carteiras. Ou seja, se você nunca investiu ele é uma boa opção.

Caso você já invista, pode deixar uma parte do seu dinheiro nesse título. Dessa forma, o dinheiro estará rendendo e sendo sua reserva de emergência.

Se você precisar, pode sacar sem perdas. Caso opte por manter o título, ele será rentável e seguro para seu dinheiro.

Quais Tipos de Tesouro Direto Escolher?

Tipo de Tesouro Direto Escolher - Comoinvestirdinheiro.com

Está em dúvida sobre qual tipo de Tesouro Direto é o ideal para investir seu dinheiro? Então você precisa analisar qual seu perfil de investidor.

Ao saber o seu perfil, é mais fácil escolher qual serão os títulos ideais para sua carteira. E a análise de perfil pode ser feita gratuitamente.

Muitas corretoras oferecem essa análise online, consulte se a sua oferta esse serviço. Outra forma importante de escolher o título é conhecendo seus objetivos pessoais.

Investir sem um objetivo tende a ser mais difícil e até mesmo mais arriscado. Quando se deseja investir, é importante ter um planejamento financeiro.

Portanto, elenque quais são seus objetivos de vida, em quanto tempo você quer alcançar cada um deles e a partir daí escolha os títulos.

Se for possível, faça uma renda extra para que o valor de cada investimento possa ser maior. Dessa forma, seu objetivo será alcançado com mais facilidade e velocidade.

E não se esqueça que todos os títulos do Tesouro Direto podem ser comprados a partir de R$30. Portanto, suas aplicações podem ser mensais e até mesmo semanais.

Quanto mais dinheiro está trabalhando para você, mais rapidamente seus objetivos são alcançados.

Tenha Paciência e Não Decida com Pressa

tipos de tesouro direto - comoinvestirdinheiro.com

Quando você já souber exatamente qual o seu objetivo com o seu dinheiro, faça uma escolha consciente.

Sempre que tomamos decisões de maneira planejada, temos a tendência de sermos mais assertivos. Portanto, a dica é não comprar qualquer título somente porque seus amigos investem nele.

Se planeje, observe os seus desejos pessoais e análise qual título pode render mais dentro do prazo para a realização dos seus sonhos.

Quando investimentos um dinheiro, estamos colocando-o para trabalhar a nosso favor. Por isso mesmo, a decisão precisa ser acertada com base nos seus desejos.

Caso você tome uma decisão errada, pode perder rentabilidade e também se arrepender do investimento.

Tendo em vista que o objetivo é ter mais dinheiro em menos tempo, análise com calma e faça a compra quando tiver certeza.

Como Investir no Tesouro Direto?

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro