Como Investir Dinheiro
Home » Fundos Imobiliários » Fundo imobiliário CARE11: Você investiria em um cemitério?

Fundo imobiliário CARE11: Você investiria em um cemitério?

18 de julho de 2020 - 185 views Fundo imobiliário CARE11: Você investiria em um cemitério?

Se você ainda não conhece o CARE11, certamente o título deste artigo chamou a sua atenção. Você sabia que existe no Brasil um fundo de investimento imobiliário que investe em cemitérios?

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer o CARE11 – Brazilian Graveyard and Deathcare Services, um fundo imobiliário do tipo híbrido com foco no investimento em cemitérios, gerido pela Zion Invest e administrado pela Planner Corretora de Valores.

Conheça os ativos que compõem o CARE11

O CARE11 conta com um portfólio de ativos composto por 14 cemitérios e uma laje corporativa em construção.

A Laje Corporativa do CARE 11 está localizada na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo com uma área total de 700m².

Já quando o assunto são os cemitérios o fundo imobiliário possui direitos reais sobre o Cemitério do Morumby – São Paulo, SP e o Cemitério Terra Santa – Sabará, MG, além de participação em outros cemitérios, como o Parque das Allamandas em Londrina no Paraná e o Complexo Vale do Cerrado em Goiânia, GO. 

Por fim, o CARE 11 também detém participação em cemitérios particulares administrados pela Cortel Holding nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

A história do CARE11

A história deste fundo imobiliário começa no ano de 2011 quando o CARE11 ainda não era um fundo de cemitérios e além disso contava com outro nome, sendo chamado de Maxxima Renda Corporativa. O fundo naquela época era dono de um único imóvel no Rio de Janeiro, alugado para a Loja Leader.

O início do fundo na Bolsa de Valores ocorreu somente em 2013 pelo código MXRC11. No entanto, logo depois, no ano de 2015 o fundo imobiliário vendeu o seu único imóvel e o dinheiro foi distribuído aos cotistas.

Após a venda do imóvel, o fundo seria liquidado, mas na ocasião surgiu uma proposta que fez com que convenceu os cotistas a não liquidarem o fundo.

Com a proposta o fundo passou a se chamar Terra Santa Fundo de investimento imobiliário, tendo como o seu único ativo, o cemitério Terra Santa na cidade de Sabará em, Minas Gerais. Desde então, o fundo veio realizando investimentos em outros cemitério até que por fim, em 2016 sofreu mais uma alteração, passando a se chamar CARE11, nome que é utilizado até hoje.

Vale a pena investir no CARE11?

Agora que você já descobriu que existe um fundo imobiliário de cemitérios e também a sua história, talvez esteja se perguntando: “Vale a pena investir no CARE11”?

Para chegarmos a uma resposta para essa pergunta, listamos em tópicos informações e fatos relevantes sobre o fundo, veja:

  • O CARE11 aposta no investimento em cemitérios, um tipo de ativo com retorno no longo prazo e que portanto, demora para gerar retorno para os seus cotistas;
  • 2/3 do patrimônio do fundo não está alocado diretamente em cemitérios, mas sim em empresas que administram cemitérios;
  • Ao contrário da grande maioria dos fundos imobiliários, o CARE11 não emite relatórios gerenciais;
  • Desde que passou a investir em cemitérios, este fundo imobiliário nunca obteve lucros ou distribuiu dividendos.

Após avaliar os pontos acima, acreditamos que investir no CARE11 não seja a melhor opção, deixando claro que a nossa opinião não está relacionada ao seu segmento de atuação.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o segmento de cemitérios pode ser sim muito lucrativo. Nos Estados Unidos, por exemplo existem muitos fundos imobiliários de sucesso neste segmento.

No entanto, o fato de nunca ter reportado lucros ou pago dividendos aos seus cotistas chama a atenção. Além disso, falta transparência e a emissão de relatórios gerenciais para que os cotistas possam entender o que de fato acontece no CARE11.

Por fim, chama a atenção o fato do fundo imobiliário ser composto majoritariamente por participações em outras empresas e não por bens imóveis como os demais fundos.

Qual a sua opinião sobre o CARE11, você investiria neste fundo?

Ainda não investe em fundos imobiliários? Então não deixe de conferir o próximo tópico e veja como é fácil investir!

Como investir em fundos imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário são negociadas aqui no Brasil através da Bolsa de Valores, também conhecida como B3.

O processo de aquisição das cotas é bem simples. O primeiro passo é abrir uma conta em uma das corretoras de investimento disponíveis no mercado e credenciadas para operar com Fundos imobiliários na B3.

Após a escolha da corretora e abertura da conta será possível negociar FIIs de forma prática e descomplicada através da internet.

Com uma conta de investimentos você poderá comprar e vender cotas de fundos imobiliários, além de investir em outros tipos de ativos.

Conheça o seu Perfil de Investidor

Você sabia que ao abrir uma conta em qualquer corretora de investimentos, você precisa obrigatoriamente, responder algumas perguntas que definirão o seu perfil de investidor?

Existem basicamente três classificações quanto ao perfil do investidor: Conservador, Moderado e Agressivo.

Perfil Conservador: Fazem parte do perfil conservador os investidores que priorizam a segurança em suas aplicações financeiras. 

Um investidor conservador mantém a totalidade ou boa parte dos seus investimentos em ativos de baixo risco. 

Este perfil é formado em grande parte por investidores iniciantes e com pequeno patrimônio, que não podem correr o risco de perder dinheiro com possíveis desvalorizações.

Perfil Moderado: O perfil moderado é destinado aos investidores que prezam pela segurança, mas estão dispostos a sofrer alguns riscos em busca de rentabilidades maiores para os seus investimentos. 

Os investidores que compõem o perfil moderado geralmente já possuem estabilidade financeira e certa experiência com investimentos, o que os permite uma exposição um pouco maior aos riscos.

Perfil Agressivo: Este é o perfil adotado em geral por grandes investidores e por aqueles que conhecem profundamente o mercado financeiro e de investimentos. 

Neste perfil se encaixam, os verdadeiros mestres em investimentos. Pessoas que já possuem um elevado patrimônio e estão dispostos a correr riscos maiores em busca de conquistas significativas no mercado e grande rentabilidade.

Estamos chegando ao final de mais um artigo. Este foi no mínimo curioso, afinal pouca gente sabe da existência do CARE11, um fundo imobiliário de cemitérios!

Deseja ver mais conteúdos interessantes como esse? Então, continue visitando o Como Investir Dinheiro e nos ajude a crescer compartilhando nossos conteúdos através das redes sociais.

Tags:

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro