Como Investir Dinheiro
Home » Fundos Imobiliários » Fundos de Papel: Vantagens e Desvantagens

Fundos de Papel: Vantagens e Desvantagens

4 de março de 2021 - 53 views Fundos de Papel: Vantagens e Desvantagens

Você sabe o que são fundos de papel? Quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de ativo? Vale a pena investir em fundos de papel?

Pensando em investir em fundos de papel, mas antes de mais nada, deseja saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir esse conteúdo especial sobre o assunto que o Como Investir Dinheiro preparou para você.

O que são fundos de papel?

Se você chegou até esse conteúdo, certamente já conhece ao menos o básico a respeito do mercado de fundos imobiliários, que por sua vez é uma classe de ativos dedicada ao investimento em imóveis.

Em síntese, quem investe em fundos imobiliários busca auferir uma renda mensal atrelada a determinados imóveis, mais precisamente em razão do aluguel dos respectivos imóveis que compõem cada fundo imobiliário.

Basicamente, quem investe em fundos imobiliários, compra pequenas parcelas de um ou mais imóveis, recebendo proporcionalmente ao seu investimento uma rentabilidade mensal na forma de dividendos.

Talvez, tudo isso não seja uma novidade para você, afinal investir e auferir renda por meio da locação de imóveis, faz parte da natureza e dos negócios que envolvem os fundos imobiliários, não é mesmo?

Mas, se você descobrisse que existem fundos imobiliários que não investem diretamente na compra de imóveis para locação, o que você diria? Será que valeria a pena investir em um fundo desse tipo?

Para aqueles que ainda não o conheciam, apresentamos os fundos imobiliários de papel, que por sua vez são fundos um pouco diferentes dos demais presentes no mercado, justamente por não investir diretamente em imóveis para locação.

Onde os fundos de papel investem?

Onde os fundos de papel investem

Talvez, você esteja se perguntando: “Onde os fundos de papel investem?”

A resposta é simples: Os fundos imobiliários de papel investem em Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRI e Letras de Crédito Imobiliário – LCI. 

Os CRIs e as LCIs, são títulos de renda fixa que financiam as atividades de construção civil e incorporação imobiliária e em troca oferecem juros e correção monetária aos investidores.

Em síntese, CRIs e LCIs, são emitidas quando construtoras ou bancos pretendem captar recursos no mercado para o desenvolvimento de projetos imobiliários, oferecendo aos investidores uma remuneração sob a forma de juros.

Por sua vez, os fundos de papel investem na compra desses títulos, recebendo a remuneração acordada no momento da compra, mediante uma taxa de juros previamente definida.

Logo em seguida, os fundos imobiliários distribuem esse rendimento sob a forma de dividendos para os seus cotistas, que nesse caso são os reais investidores do negócio.

Como podemos ver, os fundos imobiliários de papel até investem no mercado imobiliário, mas não diretamente na compra e na disponibilização de imóveis para aluguel.

Curiosamente, é exatamente por essa forma de atuação com foco em títulos do mercado imobiliários, que os fundos que adotam essa estratégia ficaram conhecidos como fundos imobiliários de papel.

Vantagens dos fundos de papel

BRCR11

Assim como os demais tipos de fundos imobiliários, os fundos de papel contam com uma série de vantagens, atraindo muitos investidores. 

Dentre as principais vantagens presentes nesse tipo de fundo, podemos citar:

Investimento acessível

Investir em imóveis com pouco dinheiro seria uma tarefa pouco provável sem  os fundos imobiliários, afinal, sabemos que a compra de um imóvel costuma custar caro.

Mais caro ainda, quando consideramos que os fundos imobiliários costumam investir em imóveis comerciais de alto padrão e excelente localização, não é mesmo?

No entanto, a boa notícia, é que através dos fundos imobiliários é possível começar a investir em imóveis com bem pouco. A maioria dos fundos presentes no mercado negociam suas cotas, próximo aos R$ 100,00.

Isenção de imposto de renda

Outra grande vantagem presente nos fundos imobiliários, diz respeito a isenção de impostos de renda. Nada melhor do que garantir uma boa rentabilidade sem ser taxado pelo Leão, não é mesmo?

De acordo com a legislação tributária brasileira, os fundos imobiliários com 50 ou mais cotistas são isentos de imposto de renda.

Gestão profissional

Quem investe em fundos imobiliários, está na verdade delegando a especialistas a alocação e aplicação dos seus recursos financeiros.

Sendo assim, ao escolher bons fundos imobiliários, a única preocupação do investidor fica por conta do recebimento dos seus dividendos mensais.

Alta liquidez

A grande maioria dos fundos imobiliários oferecem alta liquidez, o que significa dizer, que seus cotistas encontram facilidade para negociar os seus papéis no mercado e encontrar compradores rapidamente, caso assim desejem.

A alta liquidez é um fator importante para aqueles que por qualquer motivo possam precisar resgatar os seus recursos investidos em um fundo rapidamente.

Vale destacar, que além das já citadas, os fundos imobiliários e por consequência os fundos de papel, podem oferecer uma série de outras vantagens aos seus investidores.

Desvantagens dos fundos de papel

vantagens-de-investir-em-fundos-imobiliarios

Se por um lado, os fundos de papel contam com uma série de vantagens, por outro existe uma desvantagem apenas, mas que merece atenção.

A desvantagem dos fundos imobiliários de papel consiste justamente no tipo de ativo onde os fundos desse tipo costumam investir o capital dos seus cotistas.

Fundos de papel investem em títulos de renda fixa e contam com a obrigatoriedade de distribuir 95% da sua rentabilidade mensal aos cotistas. Em razão disso, esse tipo de fundo não costuma sofrer valorização patrimonial.

Logo, as cotas do fundo também não se valorizam, ficando a cargo do investidor reinvestir seus dividendos na aquisição de novas cotas, sob pena de perder o seu poder de participação no fundo e rentabilidade para os efeitos da inflação.

Após conhecer o funcionamento e as principais vantagens e desvantagens dos fundos de papel, qual é a sua opinião sobre eles? Pretende investir nesse tipo de fundo imobiliário?

Para saber mais sobre assuntos relacionados ao mundo dos investimentos e mercado financeiro e buscar aprendizado constante, continue acompanhando o Como Investir Dinheiro.

Aqui você sempre encontra novidades e assuntos interessantes relacionados aos fundos imobiliários e outros ativos do mercado financeiro.

Gostou desse conteúdo? Então, ajude o Como Investir Dinheiro a crescer e a produzir ainda mais conteúdos. Compartilhe essa matéria nas suas redes sociais.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro