Como Investir Dinheiro
Home » Criptomoedas » Como investir em criptomoedas?

Como investir em criptomoedas?

10 de janeiro de 2022 - 67 views Como investir em criptomoedas?

Você ainda não sabe como investir em criptomoedas, mas deseja saber mais sobre esse tipo de ativo e está pensando em incluí-las na sua carteira de investimentos?

Se a sua resposta foi “SIM”, você chegou ao lugar certo! Continue conosco para saber mais sobre o mercado de criptomoedas e descobrir o que é preciso para começar a investir.

O que é criptomoeda?

Uma criptomoeda (ou “criptomoedas”) é uma forma de pagamento que pode circular sem a necessidade de uma autoridade monetária central, como um governo ou banco. Em vez disso, as criptomoedas são criadas usando técnicas criptográficas que permitem às pessoas comprar, vender ou negociá-las com segurança.

As criptomoedas podem ser trocadas por bens e serviços, embora sejam frequentemente usadas como veículos de investimento. A criptomoeda também é uma parte fundamental da operação de algumas redes financeiras descentralizadas, onde os tokens digitais são uma ferramenta importante para a realização de transações.

A criptomoeda mais popular, o Bitcoin, teve um preço historicamente volátil. Em 2021, atingiu um recorde histórico acima de US$ 65.000 dólares.

Por que as criptomoedas são tão populares?

como-investir-em-criptomoedas-2022

As pessoas investem e buscam informações sobre como investir em criptomoedas por vários motivos. Aqui estão alguns dos mais populares:

  • Os apoiadores veem as criptomoedas como o Bitcoin como a moeda do futuro e estão correndo para comprá-las agora, provavelmente antes que se tornem mais valiosas.
  • Alguns defensores gostam do fato de que a criptomoeda impede os bancos centrais de administrar a oferta de moeda, uma vez que, com o tempo, esses bancos tendem a reduzir o valor do dinheiro por meio da inflação.
  • Outros apoiadores gostam da tecnologia por trás das criptomoedas, chamada blockchain, porque é um sistema descentralizado de processamento e registro e pode ser mais seguro do que os sistemas de pagamento tradicionais.
  • Alguns especuladores gostam de criptomoedas porque seu valor está subindo e não têm interesse na aceitação de longo prazo das moedas como forma de movimentar dinheiro.

cadastro binance criptomedas

Devo investir em criptomoedas?

A primeira coisa que você deve saber quando o assunto é como investir em criptomoedas é que a classe de ativos é altamente volátil. Ao contrário do mercado de ações, que normalmente vê os preços flutuarem alguns pontos percentuais a cada dia, uma criptomoeda pode facilmente ganhar ou perder 20 a 30% de seu valor em poucas horas.

Isso não quer dizer que tais movimentos sejam testemunhados todos os dias – apenas que são muito mais frequentes do que você poderia esperar. Se você tem alguma experiência com investimentos, isso provavelmente não será uma surpresa – a maioria dos ativos com alto potencial de recompensa também carrega algum risco.

Como muitas outras classes de ativos, o mercado de criptomoedas tem uma história notória de comportamento cíclico. Esses ciclos tendem a girar em torno do Bitcoin – a maior moeda digital em avaliação.

Por enquanto, você pode se perguntar por que as moedas digitais têm algum valor, alto ou baixo. Afinal, a maioria dos ativos não é respaldada por nada e não tem “valor intrínseco”.

As criptomoedas não têm fluxo de caixa ou força de trabalho por trás delas, mas ainda assim conseguiram agregar valor na forma de uma nova tecnologia disruptiva. 

Como acontece com qualquer tecnologia nascente, a volatilidade faz parte do caminho. Basta olhar para a bolha das pontocom no início dos anos 2000 – várias empresas quebraram, mas algumas, como Amazon, Google e até mesmo Yahoo, sobreviveram.

Contanto que a criptomoeda ofereça algo único para o mundo, seja na forma de um hedge antiinflacionário ou uma forma barata de transações internacionais, provavelmente continuará a atrair alguns indivíduos. Na prática, isso é tudo que um ativo precisa para estabelecer sua presença.

Como investir em criptomoedas?

bitcoin

Como você provavelmente esperava, investir em criptomoeda é um pouco diferente de comprar ações ou ouro. Ainda assim, o mercado de criptomoedas não é mais um “oeste selvagem” e existem muitas plataformas respeitáveis ​​onde você pode comprar e vender ativos digitais.

Quando o assunto é como investir em criptomoedas, você descobrirá rapidamente que a maioria dos investidores usa bolsas especializadas e de longa data, como a Binance e a Coinbase.

Embora as bolsas de criptomoedas possam parecer idênticas a uma plataforma de negociação de ações padrão, seus requisitos de conformidade legal são muito mais flexíveis.

Uma bolsa pode listar novas moedas digitais a seu próprio critério. Cabe a você – o investidor – realizar a sua devida diligência e descobrir se o token vale a pena ou não.

No entanto, se há uma coisa que você deve tirar deste artigo, é que as moedas digitais estão longe de ser o investimento mais seguro.

Então, como você deve investir com responsabilidade no mercado de criptomoedas? Este primeiro conselho pode parecer óbvio, mas vale a pena reiterar: não invista mais dinheiro do que você está disposto a perder. Isso não significa que você deva tratar os investimentos em criptomoedas como apostas – apenas que nunca deve estender sua posição de forma excessiva.

Se você está apenas começando com criptomoeda e já tem um portfólio de investimentos bem diversificado, o consenso dos especialistas é limitar sua exposição a cerca de 5% de seu portfólio. 

Agora, se você é particularmente avesso ao risco ou prevê que precisará de dinheiro em um futuro próximo, pode valer a pena começar com uma porcentagem ainda menor. Como o mercado de criptomoedas tende a ter um desempenho tão bom, até mesmo uma pequena alocação vale a pena.

CURSO MESTRES DO BITCOIN

Como investir em criptomoedas: Passo a Passo

Confira o passo a passo e veja como investir em criptomoedas de forma fácil:

  1. Escolha uma corretora de criptomoedas;
  2. Faça uma transferência para sua conta na corretora;
  3. Escolha a criptomoeda que deseja comprar;
  4. Emita uma ordem de compra.

Como podemos observar, o passo a passo para investir é muito semelhante ao de outros ativos, sendo as principais diferenças o maior grau de risco que esse tipo de ativo oferece e as plataformas de investimentos.

Enquanto, você pode investir em ações ou títulos de renda fixa por meio do seu banco ou corretora de valores, o investimento em criptomoedas é realizado por meio de plataformas específicas, como a Binance e a Coinbase.

como investir em criptomoedas

Gostou do conteúdo? Salve o Como Investir Dinheiro nos favoritos e acompanhe todos os artigos sobre investimentos e finanças que publicamos por aqui.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro