Como Investir Dinheiro
Home » Ações » VALE3: Comprar ou vender ações da Vale?

VALE3: Comprar ou vender ações da Vale?

26 de outubro de 2020 - 198 views VALE3: Comprar ou vender ações da Vale?

A mineradora Vale do Rio Doce – VALE3 é uma das maiores empresas do Brasil e se posiciona também entre uma das maiores do mundo, principalmente quando o assunto é a extração de minérios de ferro. A empresa é líder na e exportação de minério de ferro, tendo a China como um dos seus principais clientes.

Conhecida por gerar excelentes lucros e resultados, a mineradora está quase sempre entre uma das empresas mais negociadas da Bolsa de Valores brasileira. Nos últimos dias por exemplo, as ações da empresa vem operando predominantemente em alta, mas afinal vale à pena comprar ou vender as ações VALE3?

Essa é uma das perguntas e motivo para discussão mais comum em meio a investidores e analistas do mercado de ações. Para responder essa pergunta, o Como Investir Dinheiro irá montar um panorama completo sobre as ações da Vale e as expectativas do mercado em relação às ações da empresa.

O que tem contribuído para a subida recente das ações da Vale – VALE3?

Ações da Vale

Todo mundo sabe que a mineradora Vale esteve envolvida em uma das maiores tragédias do Brasil, o desastre ocorrido em Brumadinho, onde uma das suas estruturas para contenção de rejeitos de mineração acabou se rompendo e vitimando centenas de pessoas. Fato que inevitavelmente além de ceifar vidas e interromper histórias também impactou economicamente a companhia, seja em virtude das indenizações devida aos familiares das vítimas e sobreviventes como também em virtude das ações e indenizações relacionadas aos impactos ambientais.

Naquela ocasião, as ações da empresa de desvalorizaram significativamente, afinal, muitos investidores ficaram receosos com o futuro da mineradora após uma tragédia de proporções tão grandes como essa.

No entanto, quase dois anos depois, mesmo em um período de pandemia e de dificuldades para a grande maioria das empresas brasileiras, as ações da Vale do Rio Doce – VALE3 começaram a sofrer valorização acentuada, alcançando valores recordes. O que tem contribuído para esse movimento de alta?

Fatores importantes para a valorização das ações da Vale – VALE3 no mês de outubro

Realizamos uma análise minuciosa de mercado para entender o que tem contribuído para a valorização das ações da Vale – VALE3 no mês de outubro, confira os principais pontos:

Vale (VALE3) produz 88,7 mi de t de minério de ferro no 3T20; alta de 2,3%

No dia 19 de outubro, a mineradora Vale do Rio Doce – VALE3 emitiu um comunicado ao mercado e aos seus acionistas informando sobre o crescimento de 2,3% na produção de minério de ferro no 3º Trimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com o resultado a Companhia produziu no período o equivalente a 88,7 milhões de toneladas em minério.

Um crescimento nominal de 21 milhões de toneladas e uma alta de 31,2% na produção, quando em um comparativo com o trimestre anterior.

Negociações entre a mineradora Vale e o Ministério Público avançam

Outro fator importante a ser considerado em relação a valorização das ações VALE3 da mineradora Vale, diz respeito ao avanço em sentido positivo das negociações para um possível acordo indenizatório definitivo entre a mineradora, o ministério público, as famílias da vítimas e demais pessoas atingidas pela tragédia de Brumadinho.

Vale destacar, que tanto representantes da Vale, como também representantes do Ministério Público deram recentemente declarações positivas sobre as negociações, que se concretizadas colocam um fim nos imbróglios judiciais envolvendo a tragédia de Brumadinho. Com isso, além de resolver um grande problema judicial que por vezes pode afastar investidores, passaria a ser do conhecimento de todos o real impacto do caso Brumadinho no caixa da empresa.

Redução dos impactos em Caixa e descaracterização de barragens

Desde 2019 até o atual período a mineradora Vale – VALE3 já gastou alguns bilhões entre obras para recuperação de estradas, pagamento de indenizações e auxílios emergenciais e a recuperação de rios e seus afluentes. Após os maiores investimentos relacionados a Brumadinho, a empresa vem recuperando o seu caixa, muito em razão do crescimento da sua produção. Com mais dinheiro em caixa e produção em crescimento é natural que a empresa atraia um maior número de investidores, valorizando as suas ações.

Vale destacar, que além dos pontos citados anteriormente, a Vale pretende investir pesado na descaracterização de suas barragens construídas à montante, (método construtivo menos seguro para a contenção de rejeitos). São 9 as barragens previstas no plano de descaracterização da companhia para os próximos anos. Sendo que a primeira delas já foi descaracterizada.

Com a descaracterização a Vale elimina os riscos com acidentes nas respectivas barragens ao mesmo tempo que promove a reintegração do local a natureza, por meio do plantio de vegetações nativas.

Crescimento da demanda e no preço do minério de ferro

Produção de minério - VALE3

Outro fator relevante em relação a valorização das ações da Vale – VALE3 e talvez um dos mais importantes fatores, dentre os citados nesse conteúdo, diz respeito a retomada gradual de economias importantes para a exportação do minério de ferro brasileiro, como a China e a valorização substancial do preço do minério em virtude da maior demanda em meio a uma oferta mundial menor ainda sobre efeitos da pandemia.

Cotado abaixo dos U$$ 100 dólares no início do ano, o minério de ferro já ultrapassou a marca dos U$ 120,00 dólares nas últimas semanas, o que junto com a valorização do dólar representa um impacto significativo para o caixa da mineradora Vale – VALE3.

Vale destacar, que as principais corretoras de investimento e casas de análise estão indicando a compra das ações da mineradora Vale – VALE3 com base no forte crescimento do preço internacional do minério, em virtude da forte retomada da produção de aço na China.

Dentre elas a XP Investimentos, que em sua carteira recomendada de outubro, citou que o seu preço alvo para as ações VALE3 é de R$ 85,00. Dentre os principais argumentos da corretora estão:

  • Ações negociadas a um múltiplo EV/EBITDA abaixo da média histórica;
  • Ações descontadas em relação aos seus pares;
  • Forte retomada da produção e da geração de caixa.

Qual a sua opinião sobre as ações da VALE3? Você também acredita que esse é o melhor momento para a compra das ações da mineradora? Após a leitura desse conteúdo e com base em outras notícias veiculadas sobre os resultados da companhia, qual é a sua expectativa para as ações da Vale?

Observação: Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não constitui recomendação de compra ou venda de ações, ficando à cargo do próprio investidor a tomada de decisões relacionadas a realização de investimentos.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro