Como Investir Dinheiro
Home » Bancos » Banco Inter inicia pré-cadastro de clientes no PIX

Banco Inter inicia pré-cadastro de clientes no PIX

4 de setembro de 2020 - 47 views Banco Inter inicia pré-cadastro de clientes no PIX

PIX Banco Inter: Recentemente noticíamos aqui no Como Investir Dinheiro que o Banco Central havia anunciado um novo mecanismo para a realização de pagamentos e transferências, o PIX.

Agora, a notícia da vez é a de que vários bancos já estão iniciando um pré-cadastro para clientes que tenham interesse em utilizar o serviço, dentre eles o Banco Inter. Portanto, se você é cliente do Inter, é muito provável que já tenha recebido uma notificação para efetuar o pré-cadastro pelo app.

Afinal, você cliente do já conhece o PIX? Ainda não? Então, continue acompanhando esse artigo, pois aqui vamos esclarecer as principais dúvidas e questionamentos sobre o assunto!

Por falar no PIX, vale lembrar que já falamos algumas vezes sobre ele aqui no site, veja:

O que é o PIX?

O PIX é uma nova solução, criada pelo Banco Central do Brasil para a realização de transferências e de pagamentos. 

Seu grande diferencial é a velocidade e disponibilidade, afinal com o PIX o dinheiro chega na conta do destinatário em poucos segundos, podendo a transferência ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive em feriados e finais de semana.

Quando poderei utilizar o PIX?

De acordo com o Banco Central o PIX deve entrar em operação no dia 16 de novembro, sendo assim, a partir dessa data você já poderá utilizar o PIX.

O PIX é um meio de pagamento?

Sim. O PIX é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). 

A diferença é que o PIX permite que qualquer transferências e de pagamentos sejam realizadas em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, e também a qualquer hora.

Como-funciona-a-conta-digital-do-banco-inter

Com o PIX, a TED e o DOC vão acabar?

Assim como a TED e o DOC, o PIX é um meio de pagamento à disposição da população.

Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências. Não há intenção do BC em extinguir outros meios de pagamento.

O PIX é um aplicativo?

Não. O PIX é um meio de pagamento que será disponibilizado no aplicativo do Banco Inter e em outras instituições financeiras e instituições de pagamento

É preciso ter uma conta corrente em um banco para poder fazer um PIX?

Não necessariamente. Você precisará possuir uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, participante do PIX. 

Essa conta pode ser uma conta corrente, uma conta de poupança ou uma conta de pagamento prépaga. Importante! 

O PIX não está restrito a bancos. Outras instituições financeiras e também instituições de pagamento (como algumas fintechs) podem ofertar PIX.

Quem poderá fazer um PIX?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, participante do PIX.

Como faço um PIX?

É possível fazer um PIX pelo menos de 3 maneiras distintas, são elas:

  • Lendo um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento; 
  • Abrindo um link enviado pelo recebedor;
  • Informando uma chave para endereçamento, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor. 

O que posso comprar ou pagar por meio do PIX?

De forma geral, qualquer transação de pagamento pode ser feita por PIX, independentemente de suas características. 

Assim, podem ser realizadas transferências entre pessoas fisícas e jurídicas, pagamento de taxas e impostos, compra de bens ou serviços, inclusive no comércio eletrônico, pagamento de fornecedores e qualquer outra transação. 

A única condição para que a operação se concretize é que o recebedor aceite o PIX.

banco-inter-é-confiavel-como-investir-dinheiro

É possível agendar um PIX para data futura?

Sim, desde que a instituição participante do PIX onde o cliente tenha conta transacional desenvolva soluções de agendamento.

O que acontece se eu fornecer informações incorretas em um PIX?

Se, ao tentar realizar um PIX, algum erro ocorrer, você será alertado acerca do motivo de a transação não poder ser efetivada. 

Após a situação que originou o erro ser normalizada, você poderá tentar novamente.

Se eu fizer um PIX em um dia não útil ou fora de horário comercial, quando o recurso é creditado na conta do recebedor?

O recurso será disponibilizado para o recebedor em poucos segundos, mesmo em dia não útil ou fora de horário comercial, pois o serviço estará disponível durante 24 horas, sete dias por semana e em todos os dias do ano.

Existe um limite mínimo ou máximo de valor para fazer um PIX?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. Em geral, também não há limite máximo de valores para fazer um PIX. 

Entretanto, os participantes do PIX poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Esses limites, contudo, não podem ser inferiores aos limites estabelecidos para outros meios de pagamento, nem consistir em limitação de uso do PIX para as características e o perfil do usuário pagador.

Como recebo um PIX?

  • Para receber um PIX, você pode: 
  • Gerar um QR Code e apresentá-lo ao pagador; • gerar um link e enviá-lo ao pagador; OU 
  • Informar ao pagador sua chave para endereçamento, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou EVP (endereço virtual de pagamento). 

O QR Code pode ser gerado uma única vez ou pode ser gerado a cada nova transação, a depender da escolha do recebedor. Caso não queira gerar o QR Code ou o link ou informar a chave, há a opção de informar os dados completos de sua conta ao pagador, que terá que inserir os dados manualmente. 

Uma vez concluída a transação, o recurso será imediatamente encaminhado para sua conta e você receberá em tempo real uma mensagem confirmando o crédito na conta.

Gostou da novidade, anunciada pelo Banco Inter? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares por meio das suas redes sociais! Assim, você ajuda o Como Investir Dinheiro a crescer e a manter você sempre bem informado!

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro