Como Investir Dinheiro
Home » Bancos » O que é o PIX?

O que é o PIX?

27 de novembro de 2020 - 145 views O que é o PIX?

O que é o PIX? Você já conhece esse novo jeito de realizar as suas transferências? Quais as vantagens do PIX, como se cadastrar?

Para ficar por dentro de uma vez por toda sobre esse que é um dos principais assuntos do momento, acompanhe esse conteúdo até o final!

Fim do DOC e do TED?

Não, o DOC e o TED ainda existem e provavelmente você já fez uso de ambos ou de ao menos um deles em muitas oportunidades. No entanto, mesmo sabendo que eles ainda continuam disponíveis, acreditamos que você trocará ambos pelo PIX.

O DOC e o TED são soluções bancárias para a realização de transferências de recursos financeiros entre contas em uma mesma instituição ou entre instituições diferentes.

Desenvolvidos com a mesma finalidade, o DOC e o TED possuem muitas características em comum, sendo uma delas, a restrição de horários e dias da semana para a realização das transferências.

No caso do TED por exemplo, só é possível realizar transferências em dias úteis e até às 17h. Já no caso do DOC, as transferências podem ser realizadas em dias úteis até as 22h, mas só compensam na conta de destino no dia útil seguinte. 

Além das restrições de horário, a cobrança para a realização de transferências entre bancos diferentes, prática comum dos grandes bancos, também incomodava os consumidores.

Por sinal, foi justamente por causa das muitas limitações impostas ao DOC e ao TED para a realização de transferências que o Banco Central, criou o PIX.

Mas, afinal, o que é o PIX?

como funciona o PIX

O PIX, é um novo método para a realização de transferências, que possui dentre suas principais características as seguintes:

Transferências instantâneas: Revolucionário, o PIX permite a realização de transferências em tempo real, mesmo entre instituições financeiras distintas.

Transferiu, chegou! Simples assim.

Custo zero: Para pessoas físicas, o PIX conta ainda com a vantagem do custo zero. 

É isso mesmo, se antes você pagava para realizar transferências bancárias, esqueça os custos, utilizando o PIX.

Transferências a qualquer hora e dia da semana: Precisa fazer uma transferência urgente durante a noite, aos finais de semana ou no feriado? Não se preocupe, isso também não é um problema para o PIX.

Com o PIX, suas transferências podem ser realizadas a qualquer momento, compensando na conta de destino em questão de segundos!

Simplicidade: A simplicidade também é uma marca do PIX. Nada de dados completo como nome, CPF e agência e conta.

Com o PIX, você só precisa de uma chave para realizar e receber transferências. Chave essa, que pode ser um número de telefone, um e-mail ou um CPF.

Principais vantagens do PIX

Conheça agora, as principais vantagens do sistema PIX de pagamentos:

  • Mais rápido, barato e seguro, com o PIX as transferências acontecem em poucos segundos;
  • Maior praticidade (uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos);
  • Solução de pagamento simplificada (só precisa de um smartphone para realizar o pagamento, dispensa, uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas, etc);
  • Possibilidade de integração a outros serviços no smartphone;
  • Custo de aceitação menor que dos demais meios eletrônicos;
  • Disponibilização imediata dos recursos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, inclusive sábados, domingos e feriados.
  • Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos;

Quem pode utilizar?

Agora que você já sabe o que é o PIX e conhece as suas principais vantagens é hora de descobrir quem pode utilizar o novo método de transferências.

Com o PIX, as transferências instantâneas poderão ser realizados por:

  • Pessoas Físicas;
  • Estabelecimentos comerciais, incluindo o comércio eletrônico;
  • Estabelecimentos sem fins lucrativos;
  • Outros tipos de pessoas jurídicas;
  • Entidades governamentais.

Como aderir ao novo método de transferências?

como aderir ao PIX

Se cadastrar no PIX, é muito simples, basta seguir o seguinte passo a passo:

1º Passo: Acesse o aplicativo ou o Internet Banking do seu banco e localize a opção PIX;

2º Passo: Escolha os dados que você deseja cadastrar como “chave de segurança”.Você pode associar até 5 chaves de segurança por conta. As chaves são as informações que poderão ser usadas para identificar o destino das transferências. 

Você poderá escolher entre as seguintes possibilidades para criar uma chave de segurança:

  • Código Aleatório;
  • CPF;
  • E-Mail;
  • Telefone;

3º Passo:Tudo pronto! Agora é só aproveitar os benefícios do PIX e começar a realizar e receber transferências instantâneas.

Como realizar transferências com o PIX?

Você já sabe tudo sobre o PIX, suas principais vantagens, quem pode utilizar e até mesmo como aderir ao novo sistema de transferências bancárias. Mas, afinal, como fazer um PIX?

1º Passo: O usuário acessa o aplicativo da instituição onde tem conta e clica na opção de pagamento instantâneo (PIX);

2º Passo: Define se deseja efetuar um pagamento (transferência) ou recebimento;

3º Passo: Após definir pagamento, seleciona o tipo de chave para definir o recebedor, pode ser o número do celular, CPF/CNPJ ou e-mail;

4º Passo: Após informar a chave (número do celular, CPF/CNPJ ou e-mail) , o PIX apresenta na tela os dados do recebedor, o usuário insere o valor e a sua senha para autenticar o pagamento;

5º Passo: As informações da transação são confirmadas tanto para o pagador, como para o recebedor.

Viu só como é fácil? O PIX chegou para simplificar a vida dos brasileiros e agilizar a compensação das transações bancárias.

Agora você não precisa esperar pelos dias úteis ou então pelo horário comercial para realizar transferências entre contas em diferentes instituições financeiras. E o melhor, você também não precisa pagar mais por isso.

Transferir dinheiro nunca foi tão fácil, rápido e prático!

Agora que você já sabe o que é o PIX, gostou da novidade? Fique sempre por dentro dos principais assuntos relacionados ao mercado financeiro e ao mundo dos investimentos aqui no Como Investir Dinheiro!

Por meio de uma linguagem completamente descomplicada, temos o compromisso de levar conteúdo gratuito e de qualidade até você!

Compartilhe os nossos conteúdos e salve a nossa página nos favoritos do seu navegador!

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro