Como Investir Dinheiro
Home » Bancos » PIX Santander: Com a chegada do PIX, Santander anuncia o SX

PIX Santander: Com a chegada do PIX, Santander anuncia o SX

1 de setembro de 2020 - 58 views PIX Santander: Com a chegada do PIX, Santander anuncia o SX

Conforme já havíamos adiantado aqui no Como Investir Dinheiro: Fim do DOC e do TED, conheça o PIX Santander! A nova forma de pagamento do Banco Central, foi confirmada a entrada em funcionamento do PIX já para o mês de Novembro. Com isso, as instituições bancárias já começaram a se movimentar com o objetivo de oferecer essa nova experiência aos seus clientes.

Para aqueles que ainda não estão por dentro do assunto, podemos dizer que o PIX promete revolucionar a forma com a qual os brasileiros fazem e recebem pagamentos e transferências. Muito provavelmente, o PIX representa o fim das formas de transferência que conhecemos hoje, o DOC e o TED.

Com o PIX, será possível realizar transferências bancárias em qualquer horário, em qualquer dia da semana e inclusive nos finais de semana! Excelente notícia não é mesmo?

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras precisam estar prontas para operar o novo sistema já no dia 16 de novembro, por isso alguns bancos já iniciaram  seus preparativos, dentre eles o Santander, que já vem anunciando a nossa funcionalidade em termos de pagamentos e transferências para os seus clientes. 

O PIX do Santander se chamará SX, vamos conhecer mais sobre ele?

Por que o Santander está chamando o novo recurso  SX ou “Pix especial Santander” e não apenas de PIX?

Segundo o Santander, a ideia de criar o SX está no interesse do banco em oferecer não somente uma nova experiência de pagamentos e transferências, como também outros benefícios. Veja o que disse o diretor do segmento Pessoa Física do Santander Brasil, Marcelo Labuto por meio de nota à imprensa:

“Percebemos que o PIX pode ser também uma poderosa ferramenta de bancarização da população e de fidelização dos nossos clientes. Por isso, decidimos oferecer benefícios a quem decidir utilizar a ferramenta para movimentar recursos conosco, e assim nasceu o SX.” 

Quais são as principais vantagens do PIX?

Veja abaixo uma lista completa das vantagens que serão ofertadas por meio do PIX:

  • Mais rápido, barato e seguro, com o PIX as transferências acontecem em poucos segundos;
  • Maior praticidade (uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos);
  • Solução de pagamento simplificada (só precisa de um smartphone para realizar o pagamento, dispensa, uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas, etc);
  • Possibilidade de integração a outros serviços no smartphone;
  • Custo de aceitação menor que dos demais meios eletrônicos;
  • Disponibilização imediata dos recursos, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, inclusive sábados, domingos e feriados.
  • Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos;
  • Facilidade e rapidez de checkout (não tem necessidade de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco).

Quem poderá utilizar o PIX ou SX Santander?

De acordo com informações do próprio Santander e também do Banco Central o PIX é uma ferramenta inclusiva de pagamentos, feita para todos. Veja quem poderá utilizar o SX Santander:

  • Pessoas Físicas;
  • Estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico;
  • Estabelecimentos sem fins lucrativos;
  • Outros tipos de pessoas jurídicas;
  • Entidades governamentais.

Como se cadastrar no SX Santander (PIX Santander)?

Para se cadastrar no SX, o PIX do Banco Santander, é muito simples, basta seguir o passo a passo:

1º Passo: Acesse o aplicativo Santander no seu Smartphone ou o Internet Banking e localize a opção “SX”. Será preciso colocar seu CPF e senha do Internet Banking.;

2º Passo: Escolha os dados que quer cadastrar como “chaves de segurança”.Você pode associar até 5 dados por conta. As chaves são as informações que poderão ser usadas para as transferências e pagamentos;

3º Passo: Pronto! Agora, é só acompanhar as novidades que vem por aí e esperar para, a partir de novembro, usar o Pix.

Será possível realizar compras por meio do PIX?

Sim, inclusive compras online. Dependerá apenas da empresa que você estiver comprando. Caso o estabelecimento disponibilize o Pix como meio de pagamento, você vai poder fazer suas compras de onde estiver com pagamento instantâneo.

Como funcionará o PIX?

Um dos objetivos do Banco Central é fazer do PIX um meio prático, rápido, barato e seguro de pagamento, sendo assim, o seu funcionamento será muito simples. Sendo assim, veja como será possível transferir dinheiro por meio do PIX:

1º Passo: O usuário acessa o aplicativo da instituição onde tem conta e clica na opção de pagamento instantâneo (PIX);

2º Passo: Define se deseja efetuar um pagamento (transferência) ou recebimento;

3º Passo: Após definir pagamento, seleciona o tipo de chave para definir o recebedor, pode ser o número do celular, CPF/CNPJ ou e-mail;

4º Passo: Após informar a chave (número do celular, CPF/CNPJ ou e-mail) , o PIX apresenta na tela os dados do recebedor, o usuário insere o valor e a sua senha para autenticar o pagamento;

5º Passo: As informações da transação são confirmadas tanto para o pagador, como para o recebedor.

Existirá um limite máximo de operações diárias?

Não. Com o Pix e o SX Santander, Você pode fazer quantos pagamentos ou transferências quiser.

Como funcionam as transferências atualmente e como ficam após o início do PIX?

Hoje existem as seguintes modalidades de transferência bancária entre bancos:

TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado a outra instituição será creditado na conta de destino até as 17 horas daquele mesmo dia; não existe valor mínimo a ser transferido e valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados; 

DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após as 22h; além disso, o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.

No entanto, TED e DOC funcionam apenas em dias úteis. Sendo assim, transferências realizadas nos finais de semana ou feriados são completadas somente no dia útil seguinte.

Conforme já mencionamos por aqui, com o PIX será diferente, além de permitir transferências e pagamentos instantâneos, a funcionalidade funcionará 24 horas por dia em todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

Gostou da novidade? Sendo assim, se você é cliente Santander e deseja saber mais sobre o assunto, não perca tempo, acesse o seu app ou entre em contato com o banco para saber mais!

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro