Como Investir Dinheiro
Home » Ações » WEG3: Vale a pena comprar ações da WEG agora?

WEG3: Vale a pena comprar ações da WEG agora?

28 de maio de 2021 - 134 views WEG3: Vale a pena comprar ações da WEG agora?

Vale a pena comprar as ações da WEG agora? As ações da WEG passaram por um desdobramento  recente que tornou suas ações mais acessíveis.

Após aprovação em assembleia de acionistas ficou definido que cada ação da empresa seria dividida em duas ações.

Após esse movimento, muito tem se perguntado: “Vale a pena comprar ações da WEG agora?”

Nesse conteúdo, o Como Investir Dinheiro apresenta um relatório sobre a WEG e busca responder a essa pergunta. Vale a pena conferir.

História da WEG – WEG3

A história da WEG começou em 1961, quando seus fundadores Werner Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus decidiram abrir uma empresa para desenvolver e fabricar motores elétricos. O nome WEG é um acrônimo dos nomes dos sócios.

Na década de 1970, a empresa iniciou um forte processo de crescimento e em pouco tempo passou a distribuir seus produtos no mercado internacional, começando por países da América Latina.

Por sua vez, a partir de 1980, a empresa decidiu diversificar sua carteira de produtos, dando início a linhas industriais para a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição e até tinta e vernizes.

Nos anos 90, foi a vez da empresa expandir a sua atuação para mercados mais consolidados, abrindo filiais nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França e Suécia, além de exportar seus produtos para mais de 55 países.

Atualmente, a WEG é uma companhia global de equipamentos eletroeletrônicos, considerada referência quando o assunto é a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e soluções em seu segmento de atuação.

Suas operações industriais estão distribuídas em 12 países, enquanto seus produtos são distribuídos para mais de 135 países em várias partes do mundo.

Perfil Corporativo da WEG – WEG3

A WEG possui uma carteira de produtos diversificada, atuando em 4 frentes principais, são elas:

  • Equipamentos eletroeletrônicos industriais;
  • Geração, transmissão e distribuição de energia;
  • Motores para uso doméstico;
  • Tintas e vernizes.

Dentre os segmentos de atuação da empresa,  a área de equipamentos eletroeletrônicos industriais é a que possui maior relevância, seguida pela área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia.

Vale destacar que a maior parte da produção e das vendas da empresa é destinada ao mercado externo, apesar da boa penetração também no mercado interno.

WEG3: Vale a pena comprar ações da Weg agora?

Fonte: RI WEG

Na imagem abaixo, é possível observar que boa parte das receitas da WEG3 no mercado internacional tem origem em países na América do Norte e Europa.

É possível observar também a evolução da empresa no mercado internacional. Veja que em 1970, todos produtos eram produzidos e comercializados no Brasil.

Por sua vez, nos anos 2000, a empresa já exportava parte da produção que até aquele momento era totalmente brasileira.

Por fim,  a partir de 2020, a empresa já contava com uma ampla diversificação, tanto em termos de exportação, como também de produção no mercado interno e no exterior.

weg3

Fonte: RI WEG

Histórico de resultados

Quando analisamos os indicadores e o histórico da WEG, podemos observar a força e o potencial da companhia. Sua trajetória é muito consistente e seus resultados criam valor para os acionistas.

A trajetória de crescimento da empresa tem como base a alocação disciplinada de capital, resultando em um ROIC sustentável ao longo do tempo.

Resultados WEG

Fonte: RI WEG

A flexibilidade financeira da WEG também chama a atenção. Ao analisarmos o indicador Dívida Líquida/EBITDA da companhia, podemos confirmar a excelente saúde financeira da empresa.

A relação entre dívida líquida/EBITDA da WEG é negativa, o que significa que o volume de recursos financeiros disponíveis em caixa é suficiente para honrar todos os compromissos assumidos pela companhia.

 

EBITDA WEG

Fonte: RI WEG

Com base nos resultados apresentados até aqui, podemos concluir que a WEG é uma empresa sólida, bem estruturada e que gera valor para os acionistas.

Sendo assim, é possível afirmar que sim, vale a pena comprar ações da WEG, principalmente para aqueles que investem no longo prazo.

No entanto, é preciso destacar que esse parecer não tem qualquer relação com o desdobramento recente das ações WEG3, mas sim, os excelentes resultados apresentados pela empresa ao longo dos anos.

Vale destacar que o processo de desdobramento das ações por si só, não tem relevância para mudar o panorama de preços de uma empresa na Bolsa de Valores.

Na prática, o que é capaz de impulsionar uma ação é a solidez e os resultados apresentados pelas empresas ao longo do tempo.

Observação: Este conteúdo tem caráter meramente informativo e não constitui recomendação de compra ou venda de ações, ficando à cargo do próprio investidor a tomada de decisões relacionadas a realização de seus investimentos.

Veja também:

Melhores pagadoras de dividendos em 2021

Como declarar ações e investimentos no imposto de renda

Qual a melhor corretora para investir em ações em 2021?

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro