Como Investir Dinheiro
Home » Ações » O que é IPO ? como as empresas entram na bolsa de valores?

O que é IPO ? como as empresas entram na bolsa de valores?

26 de dezembro de 2019 - 48 views O que é IPO ? como as empresas entram na bolsa de valores?

Se você está começando no mundo dos investimentos, sobretudo na renda variável, você precisará dedicar parte do seu tempo para estudar o funcionamento do mercado de ações, antes de propriamente se aventurar nele. É comum encontrar neste meio, uma série de siglas, como por exemplo a sigla IPO. Afinal, o que é IPO? Como as empresas entram na bolsa de valores? Essas são algumas das perguntas que responderemos neste artigo, que está repleto de novos conhecimentos para você conhecer um pouco mais da renda variável, principalmente relacionada às ações negociadas nas Bolsas de Valores.

O que é IPO ?

Initial Public Offering ou simplesmente IPO é um termo em inglês que em sua tradução literal para o português significa Oferta Pública Inicial.

Em outras palavras quando uma empresa faz o seu IPO na Bolsa de Valores, significa que ela irá abrir o seu capital e realizar a venda de suas ações para investidores pela primeira vez. Neste processo os proprietários da empresa, abrem mão de parte de suas participações na empresa, em favor de acionistas em geral.

Quando uma empresa decide ofertar suas ações no mercado, ela permite que outros investidores comprem pequenos percentuais da empresa, tornando-se acionistas.

Porquê as empresas entram na Bolsa de Valores?

ipo-de-empresas-na-bolsa-de-valoresAgora que você já sabe o que é um IPO, deve está se perguntando o motivo que leva os proprietários de uma empresa a renunciarem parte de sua participação em favor de outros investidores do mercado em geral?

Um dos principais objetivos de um IPO na Bolsa de Valores é a captação de recursos para alavancagem da empresa e realização de objetivos que dependem de altos investimentos. Quando as ações de determinada empresa são negociadas no mercado, os investidores precisam pagar um valor previamente determinado por cada ação adquirida. Desta forma, a empresa consegue captar milhões de reais. Os recursos provenientes de um IPO, quando bem administrados e aplicados podem fazer com que as empresas cresçam em ritmo acelerado.

Onde o IPO é realizado?

ipo-mercado-financeiro

Você tem interesse em comprar ações de uma empresa aproveitando o seu IPO e deseja saber como isso é possível?

O IPO é realizado pelas empresas na Bolsa de Valores. Ao contrário do que muitos ainda pensam, a Bolsa não é mais aquele ambiente onde vários analistas e investidores ficavam gritando e discutindo ações. Mas, transformou-se em um ambiente completamente organizado e estruturado.

Atualmente as negociações de ações realizadas no mercado Brasileiro são administradas pela B3, empresa responsável por operacionalizar e garantir o funcionamento de todo o processo que envolve a comercialização de ações.

O Mercado de Ações por sua vez está sob a fiscalização da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, um órgão ligado ao governo e que tem como objetivo principal, criar regras, regulando o mercado e evitando fraudes. Todos esses mecanismos e a alta tecnologia envolvida garante a segurança necessária ao mercado.

Na Bolsa de Valores, os investidores realizam as suas operações de compra e venda, de qualquer lugar do mundo, basta ter um computador ou Smartphone com acesso a internet para realizar as transações através do site ou aplicativo de sua corretora de investimentos. Essa revolução tecnológica, tornou o ambiente da Bolsa de Valores muito mais seguro e com acesso democratizado.

Onde são negociadas as ações no Brasil?

As ações das maiores empresas de capital aberto brasileiras, ou seja, aquelas que estão no mercado de ações, são negociadas na Bovespa.

A Bovespa, também conhecida como Bolsa de Valores de São Paulo, foi fundada em 1980 e é o principal mercado de negociação de ações de empresas no Brasil.

Você também pode ouvir muitos comentários a respeito da Nasdaq, que é a maior Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Porém o foco deste artigo está no mercado brasileiro de ações.

Vantagens do IPO para as empresas

bolsa-de-valores-xp-investimentos

Veremos agora, as principais vantagens e desvantagens de um processo de IPO para as empresas.

Lucro para os proprietários: O IPO de uma grande empresa é a cereja do bolo para os seus proprietários. Ao contrário do que algumas pessoas naturalmente pensam. As grandes empresas não surgem da noite para o dia e em geral demandam de seus proprietários um longo e árduo caminho de crescimento, que obviamente não conta apenas com vitórias mais também frustrações.

Em um IPO os proprietários da empresa em questão, são recompensados por anos de trabalho a frente de uma empresa, uma vez que ao vender parte de suas ações nas companhias a outros investidores é possível captar muito dinheiro e ainda permanecer como controlador da empresa.

Alto potencial de Marketing: Quando uma empresa opera no mercado de ações, ela acaba conquistando maior destaque no cenário nacional, além de atrair a atenção e os

olhares de milhares de investidores. Sem dúvidas a entrada no mercado de ações também agrega valor à marca devido ao seu grande potencial de marketing.

Desvantagens do IPO para as empresas

Processo caro: O processo para que uma empresa entre no mercado de ações não é tão simples. Para que seja possível realizar este importante passo, as empresas precisam contratar analistas e bancos de investimentos que serão responsáveis por fazer uma série de análises e levantamentos para só então lançar a empresa no mercado. É necessário ainda, obter autorização da CVM – Comissão de Valores Mobiliários e reunir uma série de documentos importantes. Toda esta parte burocrática requer tempo e altos custos.

Proprietários impossibilitados de vender as suas ações: Quando uma empresa começa a operar na Bolsa de Valores, todos os movimentos internos e externos que afetam diretamente a empresa podem favorecer para a valorização ou desvalorização de suas ações e consequentemente valor de mercado da empresa.

Devido a esse fator, os proprietários acabam impedidos de vender um grande volume de suas ações na empresa. Caso façam isso, após um IPO, o mercado pode entender que o proprietários está indicando que aquela empresa pode não ser um bom negócio. Com isso as ações da empresa fatalmente despencaram de forma repentina.

Menor controle da empresa: Ao vender ações de uma empresa, os proprietários perdem de certa forma o total controle sobre os negócios e decisões da empresa, uma vez que os principais investidores precisam ser ouvidos e podem ter direito a voto nas tomadas de decisões que geralmente são realizadas através de reuniões dos chamados conselhos diretores.

Menor sigilo nas operações da empresa: Quando uma empresa opera na Bolsa de Valores ela precisa fornecer de forma regular informações sobre a saúde financeira da empresa e suas metas ao mercado, contribuindo para que os investidores tenham informações suficientes para as suas tomadas de decisão.

Muitos investidores questionam se é realmente vantajoso investir nas operações de IPO na Bolsa de Valores, pois há uma grande possibilidade de comprar ações a um preço mais baixo e ganhar com uma super valorização.

Logo abaixo, veremos as principais vantagens e desvantagens do IPO para os investidores.

Vantagens do IPO para investidores

Alta Lucratividade: A principal vantagem para um investidor que participa de um IPO, está justamente na alta rentabilidade em caso de supervalorização das ações da empresa. Isso, pode acontecer, pois as ações tem o seu preço previamente fixados ao entra na Bolsa de Valores, contudo se a procura pelas ações da empresa for maior do que o previsto, os preços podem facilmente decolar!

Possibilidade de torna-se sócio da empresa: Ao comprar ações de uma empresa, o investidor automaticamente se torna um dos seus sócios. Sendo assim, quanto maior o número de ações compradas, maior será a participação do sócio nos lucros e decisões da empresa. Em um processo de IPO, devido aos preços mais baixos, o investidor pode comprar uma fatia maior de participação na empresa.

Desvantagens do IPO para investidores

Variação dos preços: Como vimos, no início deste artigo, o processo de IPO, é a entrada da empresa no mercado de ações. Essa também pode ser vista como uma desvantagem para os investidores. Afinal, a empresa em questão nunca foi negociada na Bolsa de Valores, sendo assim é possível que o inesperado aconteça e as ações percam valor ao entrarem no mercado, levando os investidores ao prejuízo.

Contudo, na maior parte dos casos, o que acontece é justamente o contrário, as ações em um IPO tendem a se valorizar.

Como investir em um IPO na Bolsa de Valores?

Para investir no IPO de uma empresa na Bolsa de Valores, você precisa abrir a sua conta em uma corretora de investimentos, caso ainda não possua. É preciso estar atento, pois você precisa ter a certeza de que a corretora em questão está fazendo parte do respectivo IPO.

Caso a sua corretora esteja autorizada para operar no IPO da empresa desejada, você deve solicitar a ela que reserve para você determinado volume de ações daquela empresa. Uma vez feita a reserva, o processo não poderá ser desfeito.

O IPO só será concretizado caso a demanda pelas ações nesta fase superem a oferta. Após a concretização do IPO, as ações estão liberadas para comercialização no mercado secundário, onde o investidor deixa de comprar as ações diretamente com a empresa para negociá-las com outros investidores.

Continue acompanhando o nosso site e esteja sempre por dentro do mercado de ações!

Veja também: Como investir em ações com pouco dinheiro?

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro