Como Investir Dinheiro
Home » Economia » WhatsApp Pay, como funciona?

WhatsApp Pay, como funciona?

3 de julho de 2020 - 14 views WhatsApp Pay, como funciona?

Recentemente o WhatsApp, lançou um novo recurso no Brasil, o WhatsApp Pay, uma funcionalidade que vem dando no que falar!

Você já ouviu falar no WhatsApp Pay, sabe como o recurso funciona e como utilizar? Descubra tudo sobre essa mais nova funcionalidade, aqui no Como Investir Dinheiro!

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um funcionalidade que permite a realização e o recebimento de pagamentos e transferências de forma prática e rápida diretamente pelo WhatsApp.

Segundo o WhatsApp, o Brasil é o primeiro país do mundo a contar com o recurso que deve ser liberado de forma gradual aos usuários do mensageiro.

Com o novo recurso as pessoas poderão realizar pagamentos e receber dinheiro pelo App. Para utilizar o serviço é necessário cadastrar um cartão de débito ou crédito no aplicativo.

Além da facilidade o WhatsApp Pay traz consigo outra grande vantagem, a isenção da cobrança de tarifas para contas pessoais, o que pode fazer dele uma excelente alternativa aos DOCs e TEDs bancários.

Como funciona o WhatsApp Pay? Quais os seus limites?

De acordo com o WhatsApp, o recurso de pagamentos da plataforma contra com um limite de mil reais por operação e um limite mensal de 5 mil reais em transações. Vale destacar ainda, que existe um limite diário de 20 transações, mesmo que no somatório elas não ultrapassem o limite diário em valor.

Para contas empresariais, ou seja, aquelas vinculadas ao WhatsApp Business é cobrada uma tarifa de 3,99% a cada operação, mas, em contrapartida não existem limites quanto aos valores das transações realizadas pelo app.

É importante destacar também, que os cartões de crédito só poderão ser utilizados em transações entre contas pessoais e contas Business. Sendo assim, as transferências e pagamentos entre contas pessoais devem ocorrer exclusivamente via cartões de débito.

A nova funcionalidade também não está disponível no WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop.

No extrato bancário e nas faturas de cartão de crédito, o pagamento através do WhatsApp Pay é registrado como “FBPAY*WA” ou então como “FBPA-WA” mais o nome do usuário do WhatsApp que recebeu o respectivo valor. Vale destacar que não é necessário ter uma conta no Facebook para utilizar o WhatsApp Pay.

Através do WhatsApp também é possível consultar o status dos pagamentos e transferências, que são divididos em “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

A sigla FBPAY tem origem na plataforma de pagamentos do Facebook, o Facebook Pay, que é a plataforma utilizada também pelo WhatsApp. Vale destacar, que tanto o Facebook, quanto o WhatsApp são propriedades do Facebook, empresa de Mark Zuckerberg.

Como enviar dinheiro com o WhatsApp Pay?

como-enviar-dinheiro-pelo-whatsapp

Para enviar dinheiro com o WhatsApp Pay é bem simples, basta clicar no ícone do clips e em seguida na opção Pagamentos. Logo após,  informe o valor a ser enviado e clique em “Começar”. Será solicitado que você adicione uma forma de pagamento.

Após informar os dados referentes a forma de pagamento escolhida e também o seu nome e CPF, aceite os termos de uso do serviço e crie sua senha PIN. Por fim, você receberá um código de verificação para efetivar o cadastro da forma de pagamento.

Após o cadastro da forma de pagamento, basta informar o valor a ser enviado e confirmar cada transação com o seu código PIN. Para alterar a forma de pagamento, basta acessar as configurações do aplicativo.

Vale destacar que os pagamentos somente podem ser realizados com cartões das bandeiras Visa e Mastercard, sendo o Nubank, o Banco do Brasil e o Sicredi os bancos participantes até o momento.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Receber dinheiro pelo WhatsApp é muito simples. Ao receber um pagamento via WhatsApp o usuário receberá uma mensagem na tela do app.

Para receber basta aceitar. Caso o Facebook Pay ainda não esteja configurado no app, será necessário acessar a opção “Pagamento” nas configurações do WhatsApp antes de aceitar o pagamento.

O WhatsApp Pay é seguro?

Sim. De acordo com o WhatsApp todos os dados fornecidos são armazenados em uma rede altamente segura, com criptografia ponta a ponta.

É importante também, que os usuários do WhatsApp não compartilhem sob nenhuma hipótese ou pretexto a sua senha PIN do Facebook Pay.

Adicionalmente, o usuário poderá ativar recursos de segurança em sua conta do WhatsApp como a autenticação por dois fatores e o reconhecimento facial ou por digital.

Banco Central suspende o WhatsApp Pay no Brasil

pix

Todos nós já estávamos animados para começar a utilizar a mais nova funcionalidade do WhatsApp. No entanto, o Banco Central e o Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica entraram no circuito determinando a suspensão temporária do recurso aqui no Brasil.

Quando questionado pelo motivo da suspensão do recurso, o Banco Central, afirmou o seguinte:

“A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.”

“O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”.

“O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.”

Ainda não se sabe em quanto tempo o Banco Central emitirá uma posição definitiva pela liberação ou não do WhatsApp Pay aqui no Brasil.

A suspensão da nova funcionalidade do WhatsApp aqui no Brasil, pode estar relacionada também, ao PIX uma nova plataforma de pagamentos anunciada pelo Banco Central, com início de operação prevista para novembro.

O PIX é uma plataforma de pagamentos que pretende revolucionar o sistema financeiro brasileiro uma vez que pagamentos instantâneos poderão ser realizados 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, inclusive sábados, domingos e feriados e com custos menores, segundo informou o BC.

Para saber mais sobre o PIX, acesse o nosso artigo sobre o tema: Fim do DOC e do TED: Conheça o PIX, a nova forma de pagamento do Banco Central

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2022 - Como Investir Dinheiro