Como Investir Dinheiro
Home » Economia » Onde investir na crise? O que fazer com seus investimentos?

Onde investir na crise? O que fazer com seus investimentos?

23 de março de 2020 - 31 views Onde investir na crise? O que fazer com seus investimentos?

Onde investir na crise? O Coronavírus até algumas semanas não era um problema no Brasil, mas com os casos aumentando e medidas sendo tomadas, hoje as coisas são bem diferentes.

O vírus vem se alastrando pelo globo e várias empresas vêm reduzindo suas jornadas de trabalho, ou até encerrando suas atividades com o intuito de manter seus colaboradores em casa.

Quanto menos contato e menos pessoas se aglomerando, no atual momento, melhor. Com isso a bolsa de valores vem caindo e derretendo dia após dia. Até o início de 2020 o negócio era comprar ações, ETF e FII, mas e agora? Onde investir na crise?

Tesouro Selic, Fundos isentos de taxa administrativa.

No Brasil já vem se falando em reduzir jornada de trabalho, adiantar férias e até reduzir salários.

Dando continuidade as alternativas que as empresas têm em mãos a demissão nunca deixará de ser uma.

Por isso é muito importante manter um bom nível de caixa. Talvez o dinheiro agora seja algo extremamente importante.

investir-no tesouro-direto-na-crise

Financiar medicamentos, alimentos e até gastos com o aluguel, luz, telefone, água e demais necessidade deve ser a prioridade no momento.

Não se esqueça, se você trabalha e depende do salário entrando todos os meses na conta, dependendo da gravidade da atual situação, essa rotina pode sofrer alterações.

Letras do Tesouro Selic e os fundos isentos possuem liquidez diária e remuneram o capital investido com uma porcentagem da Selic. No caso, esse rendimento fica próximo dos 100% da Selic.

Vale destacar que atualmente a rentabilidade da Selic está por volta dos 3,75% ao ano. As letras do Tesouro são consideradas os investimentos mais seguros e por isso devem ser considerados como prioridade para o investidor. Principalmente se o negócio é manter o dinheiro com fácil acesso.

Se você quer manter dinheiro ainda mais próximo, para realizar saques q a fins, então é bom manter uma parcela do dinheiro em uma conta bancária, em investimentos de alta liquidez.

Fundos DI com liquidez imediata, ou CDBs pode ser uma boa. Inclusive a poupança. Mas deixa uma parcela maior e Tesouro Selic e fundos isentos.

Proteja a carteira com dólares

Outro investimento importante são os dólares. Em momentos de crise, quando as coisas estão desandando, é importante comprar dólares.

Se existe um país que todos acreditam principalmente em momentos críticos como os atuais, esse país é os Estados Unidos.

Fundo cambial Votorantim em Dólar é uma opção. A partir de R$ 1.000,00 você já consegue se posicionar em dólares.

 O fundo em 2020 vem registrando ótima valorização segue imagem;

investir-na-criseOnde investir na crise? Uma excelente resposta são os fundos cambiais. Olha só a valorização que o fundo Votorantim obteve nesses últimos meses. De janeiro até o momento (março) a valorização superou fácil os 20%!

O fundo está disponível em várias plataformas de investimento, dentre elas temos a XP Investimentos e a Órama.

Mais risco? Que tal investir em ETF?

Uma forma mais interessante de investir é através da renda variável. Com o intuito de aproveitar a grande desvalorização dos mercados, você pode analisar melhor os ETF (fundos de índices).

Os ETF, ou fundos de índices seguem de perto um índice e só fazem alterações em sua estrutura quando o índice em questão sofre alguma alteração.

Ou seja, ao investir em um ETF você está comprando uma carteira que dificilmente vai se alterar por “qualquer motivo”.

Exemplos de ETF disponíveis no Brasil são;

  • BOVA11 (segue o índice Ibovespa)
  • IVVB11 (segue o S&P 500)
  • SMAL11 (segue o índice de Small Caps)

Esses três ETF seguem índices totalmente diferentes, mas complementares. O Ibovespa é composto pelas maiores empresas listadas na bolsa, já o SMAL11 segue o índice das companhias de pequeno porte, que estão em crescimento.

Já IVVB11 segue o principal índice norte-americano, o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas norte americanas). Segue imagem mostrando o recente tombo de BOVA11;

queda-da-bolsa-de-valoresSó de pensar que BOVA11 estava próximo dos R$ 120,00 ainda em 2020. A queda do ETF já chega a beirar os 50%! Talvez isso seja realmente uma bela oportunidade.

Fundos Imobiliários

Onde investir na crise? Um bom investimento são os FII! Atualmente os FII vêm registrando perdas elevadas.

Boa parte dos fundos vão sofrer perdas substanciais com as paralisações das cidades e consequentemente dos negócios, empresas e demais setores.

Mas isso vem abrindo uma oportunidade bem interessante. Se todo esse assunto de Coronavírus for finalizado com sucesso e a epidemia for controlada, teremos novamente um cenário de crescimento e lucros.

Isso pode devolver todos os ganhos que foram perdidos. Já pensou registrar ganhos acima dos 50% em poucas semanas? Isso pode acontecer.

Segue imagem com o desempenho de BCFF11 um fundo de fundo;

bcff11-fundo-imobiliário

Para investir de forma mais segura em FII, eu acredito que uma boa alternativa são os fundos de fundos.

Esses FII investem predominantemente em cotas de outros FII, ou seja, são fundos que estão bem diversificados, mantendo investimentos em várias cotas de diferentes FII.

BCFF11 é um fundo que possui investimentos em mais de 20 diferentes FII. Assim se algum dos investimentos não corresponder à carteira toda não irá perder só uma parcela.

Enfim, em momentos de crise é importante não perder chances de comprar “barato”. Mas, faça isso com consciência. Sempre mantenha uma parcela do patrimônio líquida em investimentos como o Tesouro Selic.

Onde investir na crise?

Todas as opções mostradas no artigo são interessantes e devem ser consideradas. Mas invista com consciência.

Se você não possui muito dinheiro no momento, mas ainda sim quer aproveitar as oportunidades na renda variável, eu acredito que o melhor é manter a liquidez.

Junte mais dinheiro e posteriormente, se houver um excedente do patrimônio, faça o investimento pontual na renda variável,

Não se esqueça! Se você for empregado, a sua empresa pode sofrer grande perdas agora e alguns dias parados podem ser o suficiente para a mesma ir à falência.

Portanto leve em consideração tudo isso antes de sair por aí investindo o seu dinheiro em produtos de longo prazo.

Leia também: 5 Fundos Imobiliários que MAIS CAÍRAM com a Crise Mundial

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro