Como Investir Dinheiro
Home » Ações » Como investir na Bolsa de Valores?

Como investir na Bolsa de Valores?

5 de fevereiro de 2021 - 107 views Como investir na Bolsa de Valores?

Como investir na bolsa de valores? Se você tem o desejo de começar a investir na bolsa, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, você chegou ao lugar certo!

Nesse conteúdo o Como Investir Dinheiro explica em detalhes, tudo o que você precisa saber para começar a investir na bolsa de valores hoje mesmo.

Investir na bolsa de valores é mais fácil do que você imagina, como prova disso, nos últimos anos, o número de investidores que aderiram à bolsa cresceu de forma muito expressiva.

Segundo dados divulgados pela B3 ao final de 2020, o Brasil já registrava mais de 3,2 milhões de investidores registrados na bolsa.

O crescimento impressiona, afinal em 2018, tínhamos aproximadamente 800 mil investidores cadastrados, em 2019, esse número subiu para pouco mais de 1,6 milhão e em 2020, ultrapassou a barreira dos 3,2 milhões de investidores pessoa física.

Como podemos observar, o número de investidores vem dobrando a cada ano, à medida que mais e mais brasileiros descobrem como é fácil investir na bolsa de valores.

Se você também quer fazer parte desse grupo de investidores, não deixe de conferir o passo a passo que preparamos para você.

Passo a Passo para começar a investir na Bolsa de Valores

Passo a Passo para começar a investir na Bolsa de Valores

1.Abra conta em um banco ou corretora de valores

O primeiro passo para quem deseja investir na Bolsa de Valores é a abertura de uma conta que permita a realização de investimentos.

Essa conta pode ser aberta junto a um Banco ou em uma Corretora de Valores.

Bancos e Corretoras de Valores são as instituições autorizadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, a negociar e realizar transações na Bolsa de Valores.

No entanto, antes de escolher  a melhor instituição para abrir a sua conta, é preciso levar em consideração diversos aspectos, dentre eles:

  • Tarifas de corretagem;
  • Tarifa de custódia;
  • Qualidade do Home Broker;
  • Diversidade de ativos oferecidos pela instituição;
  • Reputação da instituição.

No momento da decisão, vale a preferência por instituições financeiras e corretoras que não  cobram tarifas de corretagem e taxas de custódia, pois assim, o investidor consegue maximizar os seus lucros e resultados na bolsa de valores.

Para saber quais são as melhores corretoras para abrir sua conta de investimentos em 2021, clique aqui.

2.Transfira recursos financeiros para a sua conta de investimentos

Após abrir a sua conta em uma instituição financeira ou corretora de valores, é hora de transferir o montante que você pretende investir na bolsa de valores.

A maioria das instituições aceita transferências por boleto ou transferência bancária via DOC ou TED.

Após a transferência, basta aguardar a compensação do valor na sua conta de investimentos para começar a investir.

3. Descubra o seu perfil de investidor

Após abrir uma conta de investimentos, você será convidado a participar de um teste que definirá o seu perfil de investidor.

O teste é composto por algumas perguntas e possui caráter obrigatório para investidores que desejam investir na bolsa de valores.

Após o teste, o seu perfil de investidor será definido, contribuindo para que a instituição financeira possa lhe ofertar investimentos adequados ao seu perfil. São 3 possibilidades:

  • Perfil Conservador;
  • Perfil Moderado;
  • Perfil Agressivo.

O teste de perfil leva em consideração aspectos como, o nível de conhecimento do investidor no mercado financeiro, sua estabilidade financeira e o grau de risco que a pessoa está disposta a correr.

Perfil Conservador: O perfil conservador, por exemplo, é para o investidor que prioriza a segurança do seu capital antes de qualquer coisa. 

Esse tipo de investidor prefere obter rentabilidades menores com as suas aplicações, mas ter a certeza de que o seu patrimônio permanecerá intacto e não suscetíveis aos riscos e variações de alguns tipos de investimentos.

Perfil Moderado: Já o perfil moderado é destinado ao investidor que aceita equilibrar a segurança com algum grau de risco por rentabilidades possivelmente mais altas. 

Em geral esse tipo de investidor monta a sua carteira de investimentos mesclando ativos de baixo risco como é o caso da renda fixa, com ativos de maior risco, como ações e fundos imobiliários, por exemplo.

Perfil Agressivo: Esse é o perfil onde se enquadram investidores experientes e arrojados, como é o caso dos day traders, por exemplo. 

Esse perfil de investidor está disposto a qualquer coisa para obter as maiores rentabilidades possíveis, mesmo que para isso acabe perdendo dinheiro em algum momento..

4.Comece a operar no Home Broker

Após seguir os passos anteriores, você receberá acesso ao Home Broker do seu Banco ou Corretora de Valores.

O Home Broker é a plataforma utilizada por aqueles que desejam realizar operações envolvendo a bolsa de valores.

Na plataforma, é possível ter acesso a indicadores e informações do mercado financeiro, como também emitir ordens de compra e venda de ações, fundos imobiliários e outros ativos da renda variável.

Para comprar uma ação ou um fundo imobiliário, por exemplo, basta digitar o seu ticket no Home Broker da corretora, informar a quantidade e ter saldo em conta para concretizar a operação.

Para comprar ações do Banco do Brasil, por exemplo, basta inserir o código BBAS3. Lembrando, que cada empresa ou fundo imobiliário listados na bolsa de valores, possuem um código próprio de identificação.

É através desse código que você enviará as ordens de compra e venda no Home Broker da sua corretora de investimentos.

5.Mantenha-se sempre bem informado

Por fim, para finalizar esse conteúdo e garantir que você tenha sucesso na bolsa de valores, é importante manter-se sempre bem informado.

Os investidores de maior sucesso na bolsa, acompanham diariamente as notícias e acontecimentos que afetam o mercado, analisam dados e estatísticas a respeito das empresas que pretendem investir e estão sempre em busca de informações relevantes e de boa qualidade.

Lembre-se: Bolsa de valores não é cassino! Invista com consciência e com base em fatos e indicadores, não conte com a sorte.

Existem diversos portais na internet que divulgam conteúdos gratuitos para que você esteja sempre bem informado, dentre eles o Como Investir Dinheiro.

Por aqui, você sempre encontra conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro. Portanto, não deixe de salvar o site nos favoritos e voltar mais vezes.

Até a próxima!

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2023 - Como Investir Dinheiro