Como investir na bolsa de valores? Se você tem o desejo de começar a investir na bolsa, mas ainda não sabe exatamente por onde começar, você chegou ao lugar certo!
Nesse conteúdo o Como Investir Dinheiro explica em detalhes, tudo o que você precisa saber para começar a investir na bolsa de valores hoje mesmo.
Investir na bolsa de valores é mais fácil do que você imagina, como prova disso, nos últimos anos, o número de investidores que aderiram à bolsa cresceu de forma muito expressiva.
Segundo dados divulgados pela B3 ao final de 2020, o Brasil já registrava mais de 3,2 milhões de investidores registrados na bolsa.
O crescimento impressiona, afinal em 2018, tínhamos aproximadamente 800 mil investidores cadastrados, em 2019, esse número subiu para pouco mais de 1,6 milhão e em 2020, ultrapassou a barreira dos 3,2 milhões de investidores pessoa física.
Como podemos observar, o número de investidores vem dobrando a cada ano, à medida que mais e mais brasileiros descobrem como é fácil investir na bolsa de valores.
Se você também quer fazer parte desse grupo de investidores, não deixe de conferir o passo a passo que preparamos para você.
O primeiro passo para quem deseja investir na Bolsa de Valores é a abertura de uma conta que permita a realização de investimentos.
Essa conta pode ser aberta junto a um Banco ou em uma Corretora de Valores.
Bancos e Corretoras de Valores são as instituições autorizadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, a negociar e realizar transações na Bolsa de Valores.
No entanto, antes de escolher a melhor instituição para abrir a sua conta, é preciso levar em consideração diversos aspectos, dentre eles:
No momento da decisão, vale a preferência por instituições financeiras e corretoras que não cobram tarifas de corretagem e taxas de custódia, pois assim, o investidor consegue maximizar os seus lucros e resultados na bolsa de valores.
Após abrir a sua conta em uma instituição financeira ou corretora de valores, é hora de transferir o montante que você pretende investir na bolsa de valores.
A maioria das instituições aceita transferências por boleto ou transferência bancária via DOC ou TED.
Após a transferência, basta aguardar a compensação do valor na sua conta de investimentos para começar a investir.
Após abrir uma conta de investimentos, você será convidado a participar de um teste que definirá o seu perfil de investidor.
O teste é composto por algumas perguntas e possui caráter obrigatório para investidores que desejam investir na bolsa de valores.
Após o teste, o seu perfil de investidor será definido, contribuindo para que a instituição financeira possa lhe ofertar investimentos adequados ao seu perfil. São 3 possibilidades:
O teste de perfil leva em consideração aspectos como, o nível de conhecimento do investidor no mercado financeiro, sua estabilidade financeira e o grau de risco que a pessoa está disposta a correr.
Perfil Conservador: O perfil conservador, por exemplo, é para o investidor que prioriza a segurança do seu capital antes de qualquer coisa.
Esse tipo de investidor prefere obter rentabilidades menores com as suas aplicações, mas ter a certeza de que o seu patrimônio permanecerá intacto e não suscetíveis aos riscos e variações de alguns tipos de investimentos.
Perfil Moderado: Já o perfil moderado é destinado ao investidor que aceita equilibrar a segurança com algum grau de risco por rentabilidades possivelmente mais altas.
Em geral esse tipo de investidor monta a sua carteira de investimentos mesclando ativos de baixo risco como é o caso da renda fixa, com ativos de maior risco, como ações e fundos imobiliários, por exemplo.
Perfil Agressivo: Esse é o perfil onde se enquadram investidores experientes e arrojados, como é o caso dos day traders, por exemplo.
Esse perfil de investidor está disposto a qualquer coisa para obter as maiores rentabilidades possíveis, mesmo que para isso acabe perdendo dinheiro em algum momento..
Após seguir os passos anteriores, você receberá acesso ao Home Broker do seu Banco ou Corretora de Valores.
O Home Broker é a plataforma utilizada por aqueles que desejam realizar operações envolvendo a bolsa de valores.
Na plataforma, é possível ter acesso a indicadores e informações do mercado financeiro, como também emitir ordens de compra e venda de ações, fundos imobiliários e outros ativos da renda variável.
Para comprar uma ação ou um fundo imobiliário, por exemplo, basta digitar o seu ticket no Home Broker da corretora, informar a quantidade e ter saldo em conta para concretizar a operação.
Para comprar ações do Banco do Brasil, por exemplo, basta inserir o código BBAS3. Lembrando, que cada empresa ou fundo imobiliário listados na bolsa de valores, possuem um código próprio de identificação.
É através desse código que você enviará as ordens de compra e venda no Home Broker da sua corretora de investimentos.
Por fim, para finalizar esse conteúdo e garantir que você tenha sucesso na bolsa de valores, é importante manter-se sempre bem informado.
Os investidores de maior sucesso na bolsa, acompanham diariamente as notícias e acontecimentos que afetam o mercado, analisam dados e estatísticas a respeito das empresas que pretendem investir e estão sempre em busca de informações relevantes e de boa qualidade.
Lembre-se: Bolsa de valores não é cassino! Invista com consciência e com base em fatos e indicadores, não conte com a sorte.
Existem diversos portais na internet que divulgam conteúdos gratuitos para que você esteja sempre bem informado, dentre eles o Como Investir Dinheiro.
Por aqui, você sempre encontra conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro. Portanto, não deixe de salvar o site nos favoritos e voltar mais vezes.
Até a próxima!