Como Investir Dinheiro
Home » Finanças Pessoais » Como aumentar o score de crédito?

Como aumentar o score de crédito?

3 de dezembro de 2019 - 60 views Como aumentar o score de crédito?

Como aumentar o score de crédito ? Você já ouviu falar sobre o score de crédito? Sabia que ele é um dos mais importantes indicadores utilizado por bancos e instituições financeiras para conceder empréstimos, financiamentos e cartões de crédito aos seus clientes?

Devido a um Score baixo, muitas pessoas acabam tendo dificuldades no momento em que precisam obter crédito. Para que isso não ocorra com você, separamos algumas dicas importantes para que você saiba como aumentar o Score.

O Que é Score?

O Score de crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1000, levando em consideração o seu perfil e os dados do seu histórico como consumidor, dentre as informações consideradas temos o histórico de dívidas não pagas, negativações e pagamentos em atraso, a sua idade e até mesmo a região em que você mora.

Se você deixar de pagar as suas contas em dia o seu nome vai para o Serasa, impactando negativamente em sua pontuação. A finalidade do Score é a de auxiliar as empresas a conhecer melhor os riscos em relação ao fornecimento de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos a determinada pessoa. Por isso, muitas pessoas desejam descobrir como aumentar o score.

Existem basicamente 3 faixas de risco para inadimplência dentro do Score.

Grupo de Alto Risco: 0 a 300 Pontos

Grupo de Médio Risco: 301 a 700 Pontos

Grupo de Baixo Risco: 701 a 1000 Pontos

O Score classifica ainda o risco de atraso em pagamentos, com base em um percentual, conforme podemos ver abaixo:

Risco de Atraso

900 a 1000 – 5%

800 a 899  – 10%

700 a 799  – 15%

600 a 699  – 19%

500 a 599  – 25%

400 a 499  – 33%

300 a 399  – 45%

200 a 299  – 83%

100 a 199  – 93%

 0 a 99        – 96%

Com base nessas informações empresas, bancos e demais instituições financeiras podem decidir por não liberar um financiamento de um automóvel a uma pessoa com histórico de mal pagador, por exemplo. Por outro lado, pessoas com um Score alto possuem melhores condições de financiamento, conseguindo inclusive obter melhores taxas de juros.

Veja agora, as dicas que separamos para ajudar você a conquistar um Score melhor:

1.Mantenha o seu nome limpo para aumentar o Score

Essa é a primeira dica e talvez a mais importante, para quem deseja ter um bom score. As pessoas que possuem restrições nos órgãos de proteção ao crédito, terão inevitavelmente um score baixo, afinal, se você deixou de pagar algum compromisso assumido na data prevista, um sinal vermelho é aceso, indicando para as empresas que consultam o seu score que isso pode voltar a acontecer.

Portanto, faça todo o esforço possível para não deixar contas em atraso, pois caso você atrase por muitos dias, o seu nome será negativado pelo seu credor, reduzindo assim a sua pontuação.

Se você possui dívidas em atraso ou está negativado, negocie com os seus credores, busque o parcelamento das dívidas e coloque tudo em dia, pois você precisa do seu nome limpo para que o seu score aumente!

2.Tenha contas em seu nome e as mantenha em dia

aumentar-score-como-investir-dinheiro

Outra dica importante para quem deseja saber como aumentar o score é manter contas em seu nome. Isso mesmo, para que o seu Score aumente você precisa ter contas para pagar! Afinal, se você não tem nada para pagar, como descobrir se você é ou não um bom pagador, não é mesmo?

Portanto, coloque contas como água, luz, telefone, TV por assinatura e gás em seu nome. Mas, lembre-se de sempre pagar em dia, pois você estará ajudando o seu score a decolar!

Faturas de cartão de crédito pagas em dia, também ajudam o seu score a subir. Sendo assim, procure não atrasar as faturas, negocie com o banco a data de vencimento das faturas que fique mais confortável para você, em geral as instituições financeiras oferecem algumas opções.

3.Mantenha os seus dados atualizados

Não sabe como aumentar o seu score? Aqui vai mais um dica valiosa! Mantenha o seu cadastro atualizado em bancos e também  no site do Serasa, onde você pode fazer isso de forma fácil e rápida.

Você não paga nada para manter o seu histórico atualizado, bastando apenas enviar alguns dados como telefone e comprovante de residência. A ideia aqui é demonstrar transparência e passar segurança para as empresas que sabem onde e como encontrar você caso necessário.

4.Negocie suas contas em atraso

Durante a nossa vida, podemos nos ver em situações imprevisíveis como o desemprego ou problemas de saúde. Nesses casos, caso não tenhamos uma reserva financeira preparada para nos socorrer, acabamos não conseguindo honrar todos os compromissos assumidos em dia, reduzindo assim a pontuação do score.

Contudo, é preciso levantar a cabeça e buscar soluções e formas de contornar essa situação, seja através de uma renda extra, de um empréstimo ou da simples negociação com credores.

Veja se é possível parcelar algumas dívidas e encaixá-las em seu orçamento. Durante suas tentativas de negociação, algumas empresas podem oferecer a quitação até mesmo por um valor menor do que o inicialmente devido, buscando assim reduzir o seu prejuízo, a menos que você não tenha outra escolha não faça isso, a fim de não prejudicar ainda mais o seu relacionamento com a instituição, se possível pague a sua dívida em seu valor completo, mesmo que de forma parcelada.

O simples fato de negociar a dívida e realizar o pagamento de sua primeira parcela, faz com que o credor retire o seu nome dos cadastros de proteção ao crédito, contribuindo assim, para aumentar o seu score de crédito.

5.Não tenha muitos cartões de crédito

aplicativo-para-aumentar-score

Evite ter vários cartões de crédito! As operadoras de cartão ligam quase todos os dias oferecendo cartões e diversos benefícios para convencer você a aceitá-lo, porém se você pretende aumentar o seu score, não aceite!

Isso é importante, pois o score entende que pessoas que possuem muitos cartões tendem a ter um maior descontrole financeiro. O ideal é conseguir apenas um ou no máximo dois cartões com um bom limite para atender às suas necessidades.

Outra dica importante está relacionada com as solicitações de aumento de limite. Evite pedir um novo limite em períodos menores que 6 meses, pois isso prejudica a pontuação do seu score de crédito, o ideal mesmo é que você aguarde para que a sua operadora de cartão faça isso por conta própria.

Ah, e não se esqueça, mantenha sempre em dia o pagamento de suas faturas no cartão de crédito.

6.Evite consultas desnecessárias ao seu CPF

consultar-cpf-grátis

Toda vez que uma pessoa solicita uma aprovação de crédito seja para realizar uma compra no crediário, financiar um bem, solicitar um empréstimo ou um cartão de crédito as empresas realizam uma consulta só seu Score para saber se você é um bom pagador ou não. Quando essas consultas são realizadas de forma muito frequente em um curto espaço de tempo, entende-se que aquela pessoa pode está passando por um momento de dificuldades e devido a isso tem recorrido a diversas instituições em busca de crédito.

Portanto, o grande número de consultas ao seu CPF é também uma armadilha para reduzir o seu score, tenha cuidado!

7.Mantenha um bom relacionamento com seu banco

Os bancos são os maiores provedores de informações para formação de sua pontuação no score, portanto é muito importante manter um bom relacionamento com essas instituições. Evite pagamentos em atraso e fuja do limite de cheque especial.

Se possível, movimente bastante a sua conta e faça aplicações e investimentos. Afinal, tudo o que for possível para demonstrar a sua saúde financeira será de grande valor para contribuir com o aumento de sua pontuação no score de crédito.

8.Faça o seu cadastro positivo para aumentar o score

O Score é formado principalmente com base em seu histórico de pagamentos, porém é comum que algumas contas acabam ficando de fora deste histórico por algum motivo, para que isso não aconteça e você consiga aumentar mais rápido o seu score, faça o seu cadastro positivo no internet banking do seu banco, ou até mesmo no site da Serasa, assim você autoriza o acesso a todos os seus pagamentos e aumenta as suas chances de conquistar uma pontuação melhor!

Agora que você já sabe como aumentar  o score, temos certeza de que o seu score será excelente, melhorando o seu relacionamento com bancos e demais instituições de crédito.

É importante ressaltar ainda, que pode levar algum tempo até que as mudanças de comportamento refletem em um aumento do seu score, mas não desanime!

Como consultar o meu Score de Crédito?

Se você chegou até aqui, mas ainda não sabe qual é o seu score e nem mesmo onde consultar, fique tranquilo, pois vamos te ajudar.

Para descobrir a sua pontuação no Score, é muito simples! Basta acessar o site do Serasa Score realizar um cadastro rápido, fornecendo alguns dados como o seu CPF e pronto! Será criada uma senha para que você possa consultar a sua pontuação sempre que desejar. Acompanhe regularmente o histórico de sua pontuação e não deixe o seu score ficar baixo.

Se o seu Score está acima de 700, pontos, parabéns! Você é considerado um bom pagador e portanto as empresas estarão mais seguras em te oferecer opções de crédito!

 

Veja também: Reserva de emergência. Onde investir?

 

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro