Como Investir Dinheiro
Home » Economia » Centauro compra Nike no Brasil por 900 milhões

Centauro compra Nike no Brasil por 900 milhões

8 de fevereiro de 2020 - 29 views Centauro compra Nike no Brasil por 900 milhões

Se você é apaixonado por esportes, certamente a notícia que a Centauro compra Nike lhe roubou a atenção em algum momento dos últimos dias.

Mas quais são as implicações da Centauro ter comprado a Nike no Brasil por 900 milhões? Será que essa transação terá impacto em seu cotidiano de compras?

Quer saber mais sobre a compra da Nike no Brasil pela Centauro? Então continue lendo para entender como essa notícia muda o mercado.

A compra ainda não está fechada

É importante saber que o anúncio da Centauro ter comprado a Nike no Brasil é mera formalidade. No entanto, a aquisição ainda depende da aprovação a ser dada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

No entanto, é importante saber que com essa aquisição o grupo Centauro terá a exclusividade das vendas da marca.

Além disso, poderá abrir e operar todas as lojas Nike pelo país. A compra irá ser feita com parte dos recursos da Centauro, que negocia o financiamento do valor faltante para a aquisição.

E esta não é a primeira marca do setor esportivo que o grupo SBF detentor da Centauro tenta adquirir.

Recentemente a disputa foi pela Netshoes, que era de interesse do Magazine Luiza que acabou levando a melhor na negociação.

Com o anúncio da aquisição da marca Nike, as ações da Centauro dispararam mais de 14% na quinta.

Centauro compra Nike e a venda em outros países

centauro-compra-nike-do-brasil

Não foi somente a Nike brasileira que foi vendida nos últimos tempos. Na Argentina, Chile e Uruguai a Nike passou a ser do Grupo Axo.

Que é um grupo de origem mexicana que comprou essa operação e já possui a exclusividade de várias outras marcas.

O Grupo Axo é o único autorizado a distribuir Guess, Victoria’s Secret, Calvin Klein e muitas outras marcas no México.

A empresa já era responsável por uma parceria com a Nike no México, vendendo a marca em suas 5 lojas.

No entanto, com a aquisição o Grupo Axo passa a ter a exclusividade da venda. Assim como acontecerá no Brasil, onde a Centauro compra Nike justamente com esse objetivo.

Portanto, a venda da exclusividade de uso da marca não é algo que acontece somente no mercado brasileiro, que é um ávido consumidor da Nike.

Motivação para Centauro comprar a Nike

A Centauro compra Nike porque a partir da compra da marca, a empresa passa a ser a única autorizada a vender produtos originais da Nike no país.

O que é um negócio lucrativo, tendo em vista que a Nike é líder em seu segmento. Sendo uma das marcas mais procuradas de produtos esportivos.

A marca é reconhecida por suas inovações e qualidade na entrega de tênis. Em especial os modelos de corrida que são os mais procurados pelos consumidores.

Com a detenção da exclusividade é esperado que a Centauro fature em média R$2 bilhões ao ano. Explorando não só a exclusividade da marca para vender Nike nas lojas Centauro, como também operando os pontos de venda Nike espalhados pelo país.

É importante lembrar que a negociação não garante o uso exclusivo da marca por muitos anos. Muito embora a manchete seja “Centauro compra Nike”, isso não significa que a transação é definitiva.

A compra significa que o grupo irá poder explorar a marca Nike com exclusividade por 10 anos. Podendo haver uma nova negociação para que o período seja ampliado.

A operação das lojas físicas da Nike inicialmente estará sob o comando do grupo somente por 5 anos. Portanto, é interessante para quem busca solidez da marca para investir, analisar esses pequenos detalhes que fazem diferença.

Comprar ações do grupo que passa a deter a exclusividade da marca Nike pode não ser o melhor ativo para sua carteira.

Porque a Nike está vendendo?

centauro-nike-brasil-900-milhoesA Nike possui negócios ao redor do mundo, todos muito bem-sucedidos. E apesar das especulações sobre as vendas na América do Sul, existe uma justificativa para tal escolha.

O objetivo é que com essas negociações, a marca possa continuar seu crescimento sustentável. Fazendo com que a marca continue lucrativa ao longo prazo.

No entanto, é importante lembrar que o comprometimento da Nike com as federações e seus atletas continua sendo o mesmo.

Portanto, essas transações não interferem em nada o relacionamento da marca com atletas patrocinados pela Nike.

Com a venda da exclusividade nos países Sul Americanos, o a empresa está construindo uma operação mais lucrativa.

De modo que possa fazer um uso mais eficiente de capital e gerar valor para a marca. Além de garantir a otimização das operações nesses países.

Centauro compra Nike: e as ações das empresas?

nike-foi-vendida-por-900-milhoesMuito embora tenha havido um disparo inicial dos valores de ações da Centauro, é esperado que esse disparo não se mantenha.

Quem deseja investir em ações deve não só observar a oportunidade, como também se ela está em seu perfil de acionista.

Se você está buscando comprar uma ação de rápida valorização, é importante estudar o mercado. O segmento fitness é um setor que cresce alarmantemente no país.

Por isso, é interessante investir em empresas que atuam nesse segmento, com roupas e produtos voltados para a atividade física.

No entanto, é preciso estudar se esse tipo de ação é a mais adequada para a sua carteira. Conferindo se a subida das ações é realmente uma oportunidade de compra ou uma cilada financeira.

Considerando sempre que, muito embora exista um otimismo com o faturamento da Centauro aumentar por causa dessa aquisição, esse otimismo pode não se confirmar.

Ocasionando arrependimento de compra em quem fez a aquisição apostando todo o seu dinheiro nisso.

Portanto, é importante que como investidor, você tenha total cuidado na compra das suas ações. Visando que você possa comprar títulos apropriados para o seu perfil.

Que tragam toda a rentabilidade desejada com a máxima segurança. Afinal, é possível minimizar os riscos do mercado de ações ao estudar cautelosamente o mercado.

Agora que você já sabe todas as informações relevantes sobre a notícia “Centauro compra Nike” já é possível decidir suas aquisições.

Veja também: Educação financeira: Qual a importância dela na vida das pessoas?

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2024 - Como Investir Dinheiro